Notícias

03/12/2020

Rodoanel da Região Metropolitana de BH permitirá redução de mais de mil acidentes por ano

Com o objetivo de solucionar definitivamente os gargalos do atual Anel Rodoviário de BH e a estruturação de um corredor logístico de alta relevância, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra-MG) está estruturando o projeto de implantação do novo contorno viário da RMBH, o Rodoanel Metropolitano (trechos Norte e Sul)

 Projeto integralmente greenfield (começando do zero) e sem precedentes no Brasil, o Rodoanel Metropolitano será construído com o que há de mais novo e tecnológico do setor rodoviário em prol da mobilidade e da segurança dos usuários.

Os benefícios esperados com a construção do novo corredor são significativos, tanto para os municípios adjacentes, quanto para aqueles integrantes da região de influência. Dentre os ganhos previstos nos estudos relacionados ao projeto, destacam-se:

- Redução de mais de 1.000 acidentes por ano;
- Aumento do PIB da RMBH – entre 7% e 13% de aumento do PIB em 10 anos;
- Aumento da produtividade da RMBH, com crescimento da produção entre 0,8% a 1,3% em 10 anos;
- Redução de deslocamento e tempo de viagem entre 30 e 50 minutos tanto para veículos de carga, quanto na mobilidade urbana;
- Geração de mais de 10.000 empregos diretos e indiretos;
- Segurança viária, com a previsão de uma rodovia com todos os recursos necessários para manutenção do serviço e do pavimento;
- Diminuição dos impactos ambientais por meio de compensações e de reduções da emissão de CO2 em mais de 10%;
- Diminuição dos custos de carga e escoamento, gerando maior competitividade dos produtos mineiros;
- Aumento de programas de apoio social;
- Diminuição do fluxo de caminhões nas regiões marginais e urbanas de Belo Horizonte entre 4.000 e 5.000 veículos comerciais permitindo a requalificação da vocação do atual Anel;
- Melhoria do fluxo nas marginais;
- Melhoria no trânsito de veículos de transporte coletivo nos limites de Belo Horizonte;
- Expansão e desenvolvimento das cidades próximas ao Rodoanel (aumento de serviços, moradia);
- Melhoria da captação fluvial;
- Segurança hídrica.

Contexto

A Região Metropolitana de Belo Horizonte possui localização estratégica no mapa logístico do país, sendo um dos principais elos de ligação entre as diferentes regiões do Brasil estruturas de escoamento. Nesse sentido, destaca-se o importante papel da infraestrutura mineira de transportes no escoamento de soja, milho, minério e ferro gusa. 

Sob a perspectiva rodoviária, sabe-se fluxo relevante das cargas que passam pela região concentra-se no atual Anel Rodoviário, trecho que atravessa os limites urbanos de Belo Horizonte e há mais de uma década já demonstra sinais de saturação e impossibilidade de ampliação de sua capacidade em níveis necessários a assegurar fluidez e a segurança no tráfego.

Para além dos congestionamentos e atrasos de cerca de 45 minutos no deslocamento em horários de pico no atual Anel Rodoviário, são registrados mais de 5.000 acidentes por ano, com aumento significativo dos riscos em função do fluxo intenso de veículos pesados em região de crescente adensamento.

Para fazer frente a esse desafio, o novo contorno da RMBH, que terá aproximadamente 100 km de extensão, criará um corredor logístico eficiente para conexão das diversas regiões do país, além de ligar alguns dos principais polos econômicos de Minas Gerais.

Licitação

O processo licitatório, iniciado com a Consulta está previsto para ser lançado ainda em 2020. A publicação do edital está estimada ainda para o primeiro semestre de 2021 e o leilão para o segundo semestre do mesmo ano.

Clique aqui para acessar o documento com a solução das dúvidas mais frequentes (FAQ) sobre o projeto. A Linha do Tempo detalhada das atividades está disponível por meio do link. Para mais informações sobre o projeto e envio de contribuições, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..