Notícias

03/12/2020

Rodovia MGC-491, no Sul de Minas, ganha nova sinalização horizontal

Os 14 km da rodovia MGC-491, no trecho entre o entroncamento da BR-146-B, em Cabo Verde, ao entroncamento para Monte Belo, no Sul do estado, passaram por melhorias na sinalização horizontal. Os serviços são parte do programa de manutenção e conservação permanente das rodovias do Estado de Minas Gerais, sob responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

No total, foram executados aproximadamente 56.400 metros de faixas contínuas, dentre elas faixas duplas de eixo (amarelas) e faixas de bordo (brancas). Além disso, o trecho passou por serviços de limpeza dos dispositivos de drenagem, caiação dos bordos das pistas e roçadas.

O segmento é um importante eixo troncal para acessibilidade e mobilidade na região. Cerca de 4 mil veículos transitam diariamente pela via, muitas vezes transportando a produção do agronegócio, principalmente o café arábica que é o principal gerador de renda do município de Cabo Verde.

A localidade abriga um dos armazéns da Cooperativa Regional dos Produtores de Café (Cooxupé), que é considerada a maior do mundo nesse setor. Além do café, a região se destaca pelo cultivo da cana-de-acúçar, laranja e milho.

De acordo com o Coordenador regional do DER-MG, Fernando Antônio Carneiro Ferreira, a sinalização horizontal é um item imperativo para segurança de tráfego. “Ele ordena e regulamenta as obrigações e proibições para o fluxo de veículos”, esclarece.

“É muito importante termos rodovias sinalizadas e bem conservadas, mas um trânsito seguro depende muito de um motorista consciente, porque todos fazem parte do trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas. Precisamos adotar práticas mais seguras para que a vida das pessoas seja garantida. E respeitar a sinalização é uma condição necessária para a segurança”, conclui.

Canais de atendimento ao cidadão


O DER-MG tem adotado novos canais de atendimentos para sugestões e reclamações, por meio do site www.der.mg.gov.br, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e, também, o MG App – Cidadão, no menu “Rodovias e Transportes”. Cabe ressaltar que é fundamental que o usuário coloque forneça o máximo de informações para nortear as ações de correção das reclamações apontadas.