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09/02/2009

Proacesso induz crescimento dos municípios

Chegada do asfalto atrai empresas e traz desenvolvimento para pequenas cidades mineiras. Enquanto o mundo discute a crise financeira internacional, o pequeno município de Toledo, no Sul de Minas, a 449 quilômetros de Belo Horizonte e 195 de São Paulo, com uma população de seis mil pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 23,96 milhões (dados do IBGE de 2006), vive situação diferente. Empresas estão procurando o município para lá instalarem unidades. Outras, já instaladas na cidade, estão expandindo a produção e o número de empregos diretos.

Essa realidade é resultado da conclusão, no último trimestre de 2008, do asfaltamento da rodovia ligando a cidade à BR-381 (Fernão Dias). A obra foi realizada por meio do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso), que, desde 2005, incluiu 101 municípios no mapa das rodovias estaduais pavimentadas de Minas. O programa já pavimentou 2,2 mil quilômetros de estradas e investiu mais de R$ 1,23 bilhão nas diversas regiões do Estado. Até 2010, outros 124 municípios deverão ter o acesso a outro ou a uma rodovia principal concluído ou em fase final de conclusão fazendo com que 100% das cidades mineiras sejam ligadas a outra por via asfaltada.

Segundo o assessor da Prefeitura de Toledo, Zildo Alexandro de Oliveira, além de ter sido uma conquista, o asfaltamento dos 16 quilômetros até a rodovia Fernão Dias, investimento de R$ 8,12 milhões, já está dando frutos. Recentemente, uma unidade da Megadata, indústria de componentes eletrônicos, instalou-se no município, gerando 40 empregos diretos. “E a Duráveis, que atua na área de equipamentos de segurança, quase dobrou o número de contratações e está hoje com de cem empregados”, contou.

Oliveira revelou que a prefeitura está em negociação com outra empresa de componentes de informática. Em função da procura, o poder público municipal pretende adquirir um terreno para instalar as indústrias. “Numa cidade com cinco mil habitantes, a criação de 50 ou 100 empregos representa muito. Devido à proximidade com São Paulo, muitas empresas estão preferindo vir para cá, onde o custo com mão-de-obra é menor”, reconheceu.

O assessor da Prefeitura contou que outras atividades também estão ganhando com o asfaltamento. A cidade conta com unidades para tingimento de jeans, garantindo trabalho para até 400 pessoas. De acordo com o assessor, o setor industrial não foi o único beneficiado em Toledo. A produção de leguminosas, por exemplo, será mais facilmente escoada, abrindo possibilidade de aumento da produção. A média de embarque por semana é de 20 caminhões.

Valorização

O asfaltamento de 29 quilômetros até o entroncamento com a MG-410, para Patos de Minas, também está transformando a vida dos 10 mil habitantes de Lagoa Grande, no Noroeste mineiro. Município voltado basicamente para a atividade agropecuária, destina somente para a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas 142 mil litros de leite por dia. É responsável também por uma produção agrícola de milho, soja, arroz e feijão em 3,7 mil hectares irrigados, o que leva a uma produção na casa das 67 mil toneladas.

Lagoa Grande conta também com 16 produtores credenciados para exportar carne para a União Européia. Os animais vivos são transportados por carretas para um abatedouro em Araguari.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Ênio Assunção de Campos, a melhoria do acesso à cidade já beneficia vários setores, como valorização imobiliária, melhoria no comércio e nos serviços, inclusive assistência técnica. Uma agência dos Correios já foi inaugurada e uma agência bancária está chegando à cidade. “No período de chuvas, para percorrer o trecho se gastava até duas horas. Hoje para ir até Patos de Minas (cerca de 100 quilômetros), gasta-se pouco mais de uma hora”, lembrou.

A pavimentação está contribuindo também para melhoria do acesso à saúde e a ida de outros profissionais para a cidade. Ênio Campos destaca que os avanços refletem a redução dos custos e espera que essa redução seja repassada aos produtores. “Como a cooperativa é responsável pelo recolhimento da produção, certamente, no final do ano haverá uma sobra de capital, que será repassada aos cooperados”, disse.

Turismo

No Vale do Rio Doce, Braúnas é uma beneficiadas com o Proacesso, com a pavimentação da via de 22 quilômetros que liga a cidade a Joanésia. Com cerca de 5 mil habitantes, o município tem na agropecuária a principal atividade. A produção leiteira é o carro-chefe da economia local. São 32 mil litros por dia vendidos, principalmente, para as indústrias de Coronel Fabriciano e Governador Valadares. Nos planos do prefeito Jovani Duarte Menezes está o incentivo à produção hortigranjeira, para abastecer o Vale do Aço.

Também o prefeito de Camacho, Geraldo Cardoso Lamounier, espera que o asfaltamento dos 20 quilômetros da estrada para Itapecerica tenha repercussões positivas no desenvolvimento do município do Centro-Oeste, onde predomina a agricultura. Segundo o prefeito, o plantio de eucalipto está em expansão no município. Existe ainda a possibilidade de ampliação da linha de ônibus que liga Campo Belo à cidade.

Responsável pelo setor financeiro da prefeitura de Barão do Monte Alto, José Vítor Gonçalves da Silva, também espera que o asfaltamento dos 13 quilômetros ligando a cidade a Patrocínio do Muriaé servirá como indutor ao desenvolvimento da cidade que fica na Zona da Mata. Também lá a produção leiteira, com cerca de 20 mil litros por dia, é a principal atividade. Mas a prefeitura tem planos para incentivar o turismo, com destaque para as cachoeiras e para a Macarene, festa popular realizada no final da Semana Santa que chega a reunir cerca de 20 mil pessoas, ou seja, quase três vezes a população do município.