Notícias

24/04/2009

ProAcesso atinge 97,3% dos trechos previstos

O asfalto chegará até o final do ano a mais 32 municípios mineiros, fazendo a ligação a outro município ou a uma via principal pavimentada. Com as novas cidades, o Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso) beneficiará 134 dos 225 municípios que, em 2003, só possuíam ligação por estradas de terra.

Além desses trechos, no início do segundo semestre do ano outros 85 estarão em obras em todas as regiões do Estado, atingindo 97,3% do total previsto. Para o ano, o orçamento prevê investimentos da ordem de R$ 1 bilhão e asfaltamento de 1,4 mil quilômetros de estradas.

Para completar a lista dos 225 municípios, ficarão faltando apenas seis, cujas rodovias de acesso estão sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), por se tratar de vias federais. A previsão é concluir 100% do programa em 2010.

De acordo com o gerente adjunto do ProAcesso, Warlei Agnelo de Oliveira, o objetivo da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) – responsável pelo projeto estruturador – é atingir ainda em 2009 a marca de a 3,8 mil quilômetros de pavimentação, de um total de 5,5 mil quilômetros previstos no programa. A população residente nas áreas beneficiadas pela chegada do asfalto é de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Desde o início do programa, informou Agnelo, foram investidos recursos superiores a R$ 1,36 bilhão, com a pavimentação de 2,41 mil quilômetros de estradas. A expectativa é de que, na próxima semana, seja atingida a marca de 2,5 mil quilômetros de asfalto, o que corresponde a 45% da meta prevista.

Já foram concluídos 102 trechos de todas as regiões do Estado, entre os quais 22 da Zona da Mata, região onde serão beneficiados 38 municípios.  Estão sendo realizadas obras em outros 80 trechos, dos quais 21 nos vales do Jequitinhonha e Mucuri e 18 no Norte de Minas.  Assim, o ProAcesso alcança um índice de 81% de obras concluídas e em andamento.

Regiões com obras concluídas

Em três regiões do Estado – Alto Paranaíba, Triângulo e Centro-Oeste – o ProAcesso já foi concluído. Na primeira, foram beneficiados os municípios de Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara e Grupiara. No segundo, Limeira do Oeste e Pirajuba e na última, os municípios de Camacho, Doresópolis, Leandro Ferreira, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

Ainda estão em processo de licitação 27 trechos. Destes, sete deverão estar concluídos ainda em abril, beneficiando Cordislândia, Cuparaque, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Santa Rita do Itueto, São Félix de Minas e São Sebastião do Maranhão. Outros dez trechos terão a licitação terminada em maio, enquanto para junho e julho está previsto o término de dez processos, mais demorados, por se tratar de licitação internacional, uma vez que serão feitos com recursos do Banco Mundial (Bird).

ProAcesso Resumo Geral

Situação

Total

Trechos concluídos 

102

Trechos em obras 

80

Trechos contratados 

05

Trechos em contratação 

03

Trechos em licitação 

27

Trechos a licitar 

02

Trechos Dnit 

06

Total 

225

Fonte: Setop