Notícias

08/05/2009

Ponte interditada no Centro-Oeste de Minas começa a ser recuperada

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG) deu ordem de início, às obras de recuperação da ponte sobre o rio Lambari, no quilômetro 51, da MG-252, entre Perdigão e Araújos, Centro-Oeste de Minas. A ponte teve sua estrutura abalada em função de recalque da fundação e trincas na estrutura, o que vinha colocando em risco os usuários da rodovia, pois, com o tráfego de veículos, poderia ocorrer o desabamento da estrutura. Serão investidos R$ 1,12 milhão.

Uma das etapas do trabalho é a sondagem da base onde estão fixados os pilares, com o objetivo de analisar o tipo de rocha onde a estrutura está apoiada. Só então são executados os primeiros serviços de engenharia, incluindo o reforço dos pilares com concreto e ferro.

O trabalho de reforço das estruturas da ponte será intensificado e deve ser concluído em 150 dias, a contar de 23 de abril, conforme adianta o diretor de Operações do DER, Luiz Alberto Dias Mendes. Segundo ele, está prevista a recuperação dos pilares de sustentação, o que irá permitir a absorção de cargas. A obra faz parte do plano de recuperação e manutenção de todas as obras de artes especiais (pontes, viadutos, trincheiras) que sofreram algum tipo de abalo, sobretudo em função das chuvas. “A ponte passará por serviços que irão dar mais segurança aos usuários, principalmente daqueles que circulam de caminhões”, disse o diretor.

A ponte na MG-252 está interditada desde o dia 27 de março último por determinação da Divisão de Pontes da Diretoria de Projetos do DER e o acesso está liberado apenas para pedestres. “A base central cedeu e a estrutura está comprometida”, informou Luiz Alberto Dias Mendes.

Com a ponte interditada, os motoristas têm duas opções de desvio, no quilômetro 48. O primeiro é pela Estrada dos Pintores, entrando à direita, seguindo depois para Araújos, ocorrendo um acréscimo de 17 quilômetros no percurso. O segundo pela Ponte dos Crioulos, entrando também à direita .Esse percurso é liberado apenas para veículos de médio porte,  por ser a ponte de madeira antiga.

Outra providencia tomada pelo DER é o encascalhamento em pontos críticos, nas rodovias municipais Araújos – Pintores – BR262 e Araújos – MG252 (Via Criolos) para serem utilizadas como alternativas de tráfego.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais