Notícias

08/10/2009

Obra de Requalificação Urbana do Arrudas entregará apartamentos para moradores de áreas de risco

Os primeiros apartamentos do conjunto residencial da Vila Dom Dosco já estão com acabamento interno pronto, de acordo com o Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop), responsável pela Obra de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, iniciada em abril de 2008.  As primeiras famílias que moravam na área de risco receberão seus apartamentos até dezembro.

A diarista Selma Fátima, ficou satisfeita ao visitar as obras. “Ao visitar os apartamentos vi que eram muito bonitos e bem acabados. Por isso resolvi assinar o contrato e garantir o meu. Para quem já sofreu tanto com as enchentes, que nem dá para contar nos dedos, aqui está ótimo”, afirmou.   
Já foram realizados até no mês de agosto, a efetivação de 396 acordos para apartamentos, 287 famílias estão morando em aluguel temporário pago pelo governo do Estado,  72 famílias assinaram o termo de acordo de desapropriação e 107 famílias o termo de acordo de remoção monitorada. 
Na área viviam 893 famílias, correndo riscos de serem atingidas inundação ou desmoronamento. O beneficio do empreendimento é propiciar moradias dignas, melhorando as condições de transporte, saneamento e saúde da população à área de intervenção.

“As famílias que serão reassentadas e removidas passarão a viver em locais seguros, com saneamento adequado, eliminando o esgoto no Ribeirão ou redes de drenagem existentes, com abastecimento de água potável e melhores condições de saúde. Além, de contar com a facilidade de descolamento entre os municípios e a redução de tempo no percurso dos ônibus coletivos”, ressalta o diretor-geral do Deop, João Fleury . 
A construção de 608 apartamentos de dois e três quartos terá duração de um ano e oito meses, com todos os moradores sendo relocados até o final de 2010. As famílias que não receberem os apartamentos em construção irão para outras moradias dentro do critério do Programa REMO da Prefeitura Municipal de Contagem. 

Requalificação
Estão sendo investidos na Requalificação Urbana do Ribeirão Arrudas, R$ 205 milhões, sendo que deste total o Governo de Minas alocará 25 milhões.  Iniciada em abril de 2008, a obra de infraestrutura e recuperação ambiental na região Oeste, na divisa dos municípios de Belo Horizonte e Contagem, terá duração de dois anos e nove meses. O empreendimento tem a finalidade de adotar solução ambiental moderna ao preservar em leito natural o Ribeirão Arrudas, além de desocupar a área de preservação permanente e nela implantar um Parque Linear, que terá ao longo do Ribeirão Arrudas, uma área construída de 145 mil m², onde serão instalados espaços de lazer e jardins.

Inclusão Social 
Com base no cadastro social das famílias, foi desenvolvido, em junho passado, o Programa Pré-Morar para capacitar os moradores para morar em condomínio vertical, oferecendo também noções de educação sanitária, ambiental e patrimonial. Foram também realizados cursos de capacitação para a comunidade.
Atualmente, estão sendo realizados trabalhos de apoio na localização de imóveis para aluguel, procedendo a vistorias nesses imóveis e realizando as mudanças. Ainda neste mês, será iniciado o Programa Pós-Morar, para capacitar e educar as famílias que serão reassentadas em apartamentos quanto ao convívio em condomínio, e trabalho dos síndicos.
O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), foi implementado para promover a inclusão social das famílias na execução da obra de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arruda.  O Projeto conta com ações de mobilização e participação, educação, saneamento básico, conscientização ambiental, capacitação profissional e geração de trabalho e renda, incluindo monitoramento e avaliação das ações do trabalho social.

Agência Minas e Blog, acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais