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17/03/2009

Governo de Minas preserva trecho da Estrada Real

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, DER/MG, está construindo uma variante na MG 129 com o objetivo de preservar a ponte histórica do Córrego Falcão e o conjunto da Rancharia, entre os municípios de Ouro Preto e Ouro Branco, na Estrada Real.

Com traçado de 1.200 metros de comprimento, a variante está sendo construída paralela às pontes históricas, por onde passará o trânsito, preservando as arquiteturas centenárias. Após a conclusão das obras, o DER pavimentará o trecho, fazendo a sinalização horizontal, com a pintura da pista, e vertical, com placas. O contrato é de R$ 2,1 milhões e as intervenções, que começaram em agosto de 2008, estão previstas para serem concluídas em junho deste ano.

Sobre o córrego Falcão, próximo ao trevo de Lavras Novas, também será construída uma nova ponte com 45 metros de extensão e 9,6 de largura. Para evitar maior desgaste da estrutura antiga, o tráfego no local foi restringido a até quatro toneladas de peso bruto total.

No Conjunto da Rancharia, estão sendo feitas duas galerias de concreto armado, sobre as quais passará o tráfego futuramente. Até as obras ficarem prontas, sobre as duas pontes antigas foram colocadas estruturas metálicas provisórias para evitar o desabamento, ficando cada uma delas com capacidade de 24 toneladas de peso bruto total.

A construção da variante permitirá que as pontes centenárias sejam mantidas na rodovia, possibilitando a visitação e apreciação dos turistas que passam pela Estrada Real. O trecho que liga Ouro Preto à Ouro Branco possui 30 quilômetros de extensão e foi pavimentado em 1999.

Recuperação

As estruturas históricas, conjunto Rancharia e ponte sobre córrego Falcão,  feitas com arcos em cantaria, com pedras sobrepostas umas às outras, também estão sendo restauradas em um trabalho artesanal de limpeza e recuperação. Os serviços estão sendo realizados pela Feop, Fundação Educativa de Rádio e Televisão de Ouro Preto, com recursos do Banco Real.