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30/06/2009

Duplicação da Antonio Carlos entra em nova fase

Uma nova frente de obras será aberta a partir desta quarta-feira (01) na avenida Antônio Carlos para a construção de dois viadutos na confluência com a rua Operários.  Será iniciada a montagem e a execução do escoramento dos vãos dos viadutos, a construção do muro de arrimo de contenção de uma das alças que dará acesso a rua, além da execução da drenagem de parte da Antônio Carlos. Os viadutos da rua Operários têm previsão para término em outubro deste ano.

Nesta quarta-feira, dia 1/7, os veículos particulares e do transporte coletivo que hoje trafegam pela pista lateral, no sentido bairro/centro, entre a avenida Paranaíba e a rua Jequitaí, serão desviados para a pista exclusiva de ônibus e táxi. No sentido inverso, centro/bairro, o tráfego que estava desviado para a  pista exclusiva no contra-fluxo (bairro/centro), retoma seu sentido original na pista exclusiva.

No dia 2/7, quinta-feira, será colocada em operação uma rota alternativa de trânsito para o Centro, cujo itinerário deverá ser feito pelas seguintes vias: avenida Antônio Carlos, rua Bernardo Cisneiros, rua Cantagalo (à esquerda), avenida Paranaíba (à esquerda), rua Belmiro de Almeida (à direita), seguindo pelas ruas Popular e José Bonifácio, retornando à  Avenida Antônio Carlos.

Para o estabelecimento dessa rota, a BHTrans vai implantar mão única direcional nas seguintes vias: Bernardo Cisneiros, Cantagalo, Paranaíba, Belmiro de Almeida, Popular e Araribá. O trecho será sinalizado com faixas de tecido, placas, cavaletes e cones. Agentes da BHTrans e da Guarda Municipal vão monitorar o trânsito e orientar os motoristas.

TRANSPORTE COLETIVO

A linha de ônibus 4106 (São Cristóvão/Santo Antônio) terá seu itinerário modificado nos dois sentidos de circulação. No sentido Centro/bairro, vai circular pelas seguintes vias: itinerário normal até a rua José Bonifácio, seguindo pelas ruas Marcazita, Araçá, Cantagalo, do Rosário, Miracema, São Clemente, Natal, Ipanema e Jequitaí e avenida Paranaíba.

No sentido Bairro/centro, o itinerário da linha será feito por: avenida Paranaíba, ruas Belmiro de Almeida, Popular e Araribá, prosseguindo a partir daí pelo itinerário normal.

Para que seja implantado o desvio da linha 4106, ruas Marcazita, entre as ruas Araribá e Serra Negra, e Araçá, entre as ruas Escravo Isidoro e Cantagalo, que operam em mão dupla, passam a funcionar em mão única direcional, nesses sentidos.

Esse mesmo itinerário deverá ser utilizado ao bairro Bom Jesus.

OBRAS

Atualmente, a Antônio Carlos possui, no trecho em obras, apenas uma pista por sentido com três faixas de rolamento cada uma. Com a ampliação, passará ter quatro faixas por pista, além de uma terceira pista, com duas faixas exclusivas para ônibus. Ao longo do trecho em obras, serão construídos sete novos viadutos para facilitar especialmente o acesso aos bairros adjacentes. Esses viadutos terão, no mínimo, duas faixas por sentido, contribuindo para evitar congestionamentos.

Na altura da rua Rio Novo, o viaduto a ser construído vai complementar o Complexo da Lagoinha, atendendo as interligações do Viaduto Leste e da rua Célio de Castro com a avenida Pedro II, além das ruas Bonfim, Itapecerica e Além Paraíba. Estas ligações ficam disponíveis também para o viaduto Oeste e para a avenida Cristiano Machado.

Na rua Formiga, próximo ao conjunto IAPI, os dois viadutos e soluções viárias em desnível irão promover a interligação da região do bairro São Cristóvão como a dos bairros Lagoinha e Bom Jesus.

A interseção da rua Araribá em mão dupla, substituirá a transposição da avenida Antônio Carlos, que hoje é feita pela rua Jequitaí, por meio da ligação da rua Serra Negra e imediações, e possibilitará o reposicionamento dos veículos dos bairros Bom Jesus e São Cristóvão, com forte impacto na região do Hospital Belo Horizonte.

O viaduto, em mão dupla direcional, interligando a rua dos Operários com a avenida Paranaíba, promove a ligação da região dos bairros Cachoeirinha e Bom Jesus com São Cristóvão e Renascença.

O início da segunda fase das obras de duplicação da avenida Antônio Carlos, entre a rua Operários e o Complexo da Lagoinha, começou com a assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte, no dia 28 de janeiro de 2009. A previsão é de investimentos da ordem de  R$ 250 milhões, sendo R$ 190 milhões do Governo do Estado e R$ 60 milhões da prefeitura para alargamento da pista, construção de sete viadutos, com alargamento de pistas, construção de viadutos e desapropriações. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2010.

Duplicação da Antonio Carlos entra em nova fase 2.JPG

Números da Antônio Carlos:

Extensão: 2,2 km

Valor de Investimento Total: R$ 250 milhões, sendo:

Governo de Minas R$ 190 milhões (76%) 
Prefeitura de Belo Horizonte R$ 60 milhões (24%) 
Valor Investido em Infraestrutura: R$ 139 milhões (55,6%)

Valor Investido em Desapropriações: R$ 111 milhões (44,4%)

Viadutos a serem edificados: 7

Imóveis desapropriados: cerca de 270

Numero de empregos diretos e indiretos: 4.700

Previsão de conclusão das obras:  Março de 2010

Largura atual das pistas: 25 metros

Largura prevista: 52 metros

Número de árvores a serem plantadas: 1500

Número de faixas de tráfego em cada sentido (após a duplicação): 4

Número de faixas em cada sentido na busway (após  a duplicação) 2

Número de veículos/dia: 85 mil

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