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05/10/2009

Duplicação da Antonio Carlos: viadutos da rua dos Operários serão concluídos no final de outubro

As obras de duplicação da avenida Antônio Carlos, sob responsabilidade do Governo do Estado, seguem em ritmo acelerado, dentro do cronograma previsto. Até o final de outubro serão entregues os primeiros viadutos, construídos na Rua Operários. As obras já atingem o percentual de mais de 75%.

Além dos trabalhos de concretagem, atualmente estão em execução no trecho, a instalação 300 metros lineares de gradis de proteção na pista da exclusiva de ônibus (bus way), cuja instalação será concluída até a próxima semana. O dispositivo é um dos itens de segurança viária programados para serem instalados na via

Os viadutos da Rua dos Operários terão mão dupla direcional, interligando a rua dos Operários com a avenida Paranaíba, promovem a ligação da região dos bairros Cachoeirinha e Bom Jesus com São Cristóvão e Renascença, encurtando caminhos e permitindo maior fluidez do tráfego.

A interseção da rua Araribá em mão dupla, substituirá a transposição da avenida Antônio Carlos, que hoje é feita pela rua Jequitaí, por meio da ligação da rua Serra Negra e imediações, e possibilitará o reposicionamento dos veículos dos bairros Bom Jesus e São Cristóvão, com forte impacto na região do Hospital Belo Horizonte. O cimbramento (escoras) dos viadutos está sendo concluído para início da concretagem, com previsão de entrega para dezembro próximo

Na altura da rua Rio Novo, o viaduto vai complementar o Complexo da Lagoinha, atendendo as interligações do Viaduto Leste e da rua Célio de Castro com a avenida Pedro II, além das ruas Bonfim, Itapecerica e Além Paraíba. Estas ligações ficam disponíveis também para o viaduto Oeste e para a avenida Cristiano Machado.

Na rua Formiga, próximo ao conjunto IAPI, os viadutos e soluções viárias em desnível irão promover a interligação da região do bairro São Cristóvão como a dos bairros Lagoinha e Bom Jesus.

Esse é o trecho de maior complexidade das obras em virtude do grande número de intervenções. Na fase atual estão em andamento as fundações dos viadutos que alí serão construidos.

Desapropriações

As desapropriações e demoliçãoes já ultrapassaram o índice de 95%. Segundo o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Élcio Santos Monteze, a qualidade do trabalho da Sudecap, responsável por essa área, foi decisivo para que esse índice fosse atingido rapidamente, propiciando o cumprimento do cronograma previsto.

A duplicação da Antonio Carlos  vai possibilitar uma melhoria na qualidade de vida dos habitantes diretamente beneficiados pela obra e da população em geral, com reflexos em grande parte da cidade. O tempo de deslocamento das pessoas, em ambos os sentidos, vai diminuir sensivelmente, uma vez que a via permite a ligação direta entre o centro da cidade e a região norte, possibilitando também o acesso às rodovias que cortam o Estado através do Anel Rodoviário, ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e ao Centro Administrativo.

Pela Antônio Carlos circulam 85 mil veículos por dia e o alargamento vai beneficiar os usuários de transporte coletivo com a diminuição no tempo das viagens para as regiões Norte da Região Metropolitana de Horizonte, Pampulha e Venda Nova. Com a construção de passarelas, trincheiras, viadutos, esta será uma via mais segura para pedestres e motoristas. A requalificação urbanística promoverá a melhoria das condições ambientais e paisagísticas.

Novas árvores na avenida

O Projeto paisagístico elaborado para a segunda etapa de duplicação da avenida Antônio Carlos, prevê o plantio de 1,5 mil mudas de árvores ao longo da avenida Antônio Carlos, no trecho entre a rua Operários, no bairro Cachoeirinha, até o Complexo da Lagoinha. Essas árvores substituirão as 140 que estão sendo retiradas devido as obras de ampliação da via, que está tendo a largura ampliada de 25 metros para 52 metros. Dessa forma, para cada árvore retirada, serão plantadas dez outras. Está previsto o plantio de árvores ao longo das calçadas, nos canteiros centrais da pistas de ônibus, nas calçadas dos viadutos e nas áreas remanescentes da obra. Está no contrato com a empreiteira da obra o plantio das árvores.

No caso da Antonio Carlos, a proteção ao meio ambiente se faz por meio das compensações possíveis, quando é necessário, o avanço do desenvolvimento, sempre sustentável, com a compensação imediata, incluindo, um projeto paisagístico para a nova avenida.

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