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21/09/2009

Concluídas as obras de recuperação do fundo do canal do Arrudas

Os trabalhos de recuperação do fundo do canal do Ribeirão Arrudas, no trecho da avenida dos Andradas entre a Alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, próximo ao Centro de especialidades Médicas, já estão concluídos,conforme informou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG). Foram investidos R$ 4,3 milhões, recursos integralmente do Tesouro do Estado.


Para a execução dos trabalhos foram utilizados guinchos e empilhadeiras. O maquinário foi responsável pelo deslocamento de muretas de concreto que foram afixadas no leito do rio para desviar a água. Após este trabalho foi feita a recuperação do fundo do canal. A obra durou 10 meses e contou com 60 profissionais.

A recuperação do fundo do canal antecede o prolongamento do Boulevard Arrudas, que está em fase de elaboração de projeto. O Governo do Estado estima investimentos de cerca de R$ 50 milhões. O projeto prevê a cobertura do Ribeirão Arrudas, num trajeto de aproximadamente um quilômetro, entre a Alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho e no sentido contrário, entre a Rio de Janeiro e a Carijós, cujo trajeto tem 1,2 quilômetro.

Além da cobertura, está prevista também a implantação de uma estação de ônibus na avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Andradas e Francisco Sales.

De acordo com o diretor-geral do DER, José Élcio Santos Monteze, após a finalização do projeto executivo será realizada a licitação para as obras de cobertura do canal.”Estamos finalizando o projeto executivo com o levantamento dos custos para iniciarmos o processo licitatório da obra”, explicou.

A primeira etapa da Linha Verde concluída foi o trecho do Boulevard Arrudas, situado nos quarteirões entre a alameda Ezequiel Dias e a avenida do Contorno, no cruzamento com a rua Rio de Janeiro. Com uma extensão de 1,4 quilômetro o trecho vai do Parque Municipal a praça da Estação seguindo até a confluência com a rua Rio de Janeiro, junto ao acesso ao túnel da Lagoinha. Neste trecho, a cobertura do ribeirão Arrudas propiciou a implantação de pistas mais largas para o tráfego, faixas preferenciais para o transporte coletivo e um completo tratamento paisagístico.

Benefícios do prolongamento do Boulevard Arrudas

• Implantação da Estação de Ônibus Hospitais, que vai integrar as linhas metropolitanas da BHTrans e do DER, na avenida Bernardo Monteiro, entre a avenida dos Andradas e a interseção com a Francisco Sales. Com esta estação, a previsão é de que serão transferidas 20 linhas de ônibus operadas pelo DER e 16 linhas operadas pela BHTrans.

• Facilidade de acesso dos usuários aos hospitais, entre eles o das Clínicas, a Santa Casa e o Centro de Especialidades Médicas, uma vez que a estação vai ficar a menos de 200 metros desses locais.

• Aumento da capacidade e da fluidez do tráfego da avenida dos Andradas, a partir da alameda Ezequiel Dias, melhorando as condições de acesso à área hospitalar e ao Centro de Especialidades Médicas, com a ampliação do número de faixas de tráfego, nos dois sentidos.

• Melhoria da capacidade operacional do sistema viário e das articulações do tráfego do complexo viário da Lagoinha, de acesso ao Terminal Rodoviário (Tergip), à Estação de Integração da Lagoinha (metrô) e ao terminal Oiapoque.

• Melhoria de acesso aos municípios do vetor norte da Região Metropolitana e ao aeroporto Internacional Tancredo Neves, com o recapeamento e a restauração da Cristiano Machado

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