Notícias

04/09/2009

Sistema Setop firma contrato com INDG

O Sistema de Transportes e Obras Públicas (Setop, DER e Deop) e o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) assinaram, nesta quinta-feira (3), contrato de apoio metodológico, cujo objetivo é mapear, redesenhar e padronizar os processos de trabalho dos órgãos, visando a redução dos prazos de execução das atividades dos mesmos e a capacitação das equipes internas para a multiplicação dos resultados e metodologias utilizadas.

 Os trabalhos, que serão executados em seis meses, começarão pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER), sendo a mesma metodologia aplicada na Secretaria de Transportes e Obras Públicas e Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop). Uma equipe de seis consultores do INDG trabalhará diretamente com outros quatro funcionários da Assessoria de Gestão Estratégica do DER, um funcionário da Setop e outro do Deop.

As ações serão separadas em análise do mapeamento da estrutura atual do DER, reprojeto dos dez processos críticos levantados, adequação da estrutura organizacional para os processos reprojetados e acompanhamento da implementação dos processos reprojetados e dos resultados.  

secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, mencionou a importância do empenho de todos neste projeto para um bom resultado final. “Precisamos nos engajar de forma intensa e acreditar que o processo é para melhorar a nossa forma de atuação, reorganizando e simplificando nossos serviços. Que após a conclusão destes estudos, tenhamos uma nova consciência de como gerir projetos, desempenhando cada vez melhor nossas funções”, finalizou.

“Esta casa já passou por várias mudanças, mas estamos cientes de que precisamos avançar ainda mais. O primeiro passo para que as transformações aconteçam depende de cada um de nós, por isso, convoco cada servidor para que evoluamos com este trabalho e estejamos dispostos a fazer com que este processo de renovação aconteça”, avaliou o diretor-geral do DER, José Elcio Santos Monteze.

O assessor especial da Setop, Paulo Avelar, falou sobre o patamar de grandes desafios que o DER, até então, tem enfrentado e sobre a maior disponibilidade dos diretores e gerentes para desempenharem suas atividades fins, a partir deste trabalho. “Começaremos revendo os processos, aproveitando tudo de bom que se criou ao longo dos 63 anos de história deste órgão, como projetos e idéias”.

O chefe da Assessoria de Gestão Estratégica, Bruno Alencar, disse que este projeto pretende fortalecer a tradição de excelência do DER em construção de rodovias e descartar tudo que for arcaico. Segundo ele, modernizando o órgão, a sociedade terá serviços mais eficientes, que serão prestados de forma mais ágil, com qualidade e, ainda, com economia de custos.  

 “Arrumaremos os processos da organização, trazendo como conseqüência a melhoria da qualidade dos serviços prestados, além da criação de melhores condições de trabalho para os funcionários, já que, com padrões a serem seguidos e treinamento adequado, cada um passa a saber qual é a sua real função dentro da instituição e ainda trabalha com mais segurança”, afirmou o fundador e presidente do Conselho do INDG, professor Vicente Falconi.

Agência Minas e Blog> , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais .