Notícias

09/05/2017

DEER/MG realiza Seminário para debater o Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo será aberto oficialmente por entidades ligadas ao Governo de Minas Gerais no dia 10 (quarta-feira) com o Seminário Estadual Vida no Trânsito, no auditório do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

Serão palestras e debates nos dias 10 e 11 que abordarão a importância da conscientização da sociedade sobre a segurança no trânsito.

Hoje, o Brasil é o quarto colocado em número absoluto no ranking dos países com maior volume de vítimas no trânsito. No país, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em razão dos acidentes em ruas, avenidas, estradas e rodovias, morrem aproximadamente 44 mil pessoas.

PRIMEIRO DIA

A abertura do Seminário, às 9h, será realizada pelo Diretor Geral do DEER/MG, Djaniro da Silva, que receberá os representantes dos órgãos parceiros das instituições ligadas a temática trânsito e segurança.

A primeira palestra acontece às 9h e será ministrada pela médica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH), Waleska Teixeira Caiaffa, vai falar sobre “Transporte, Trânsito e Saúde”.

A palestra seguinte, “Projeto Vida no Trânsito: organização e metodologia”, será o enfoque da Consultora do Ministério da Saúde na Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Cheila Marina de Lima.

Ainda no dia 10, às 13h30, o tema “Segurança no Trânsito e Mobilidade Urbana” será bordado por Osias Baptista Neto, membro do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte.

As atividades do dia terminam com uma mesa redonda sobre o Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento à Acidentes de Trânsito Terrestre, tendo como mediadora a doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG, Elaine Leandro Machado. Participam da mesa o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Administração Prisional, Robson Lucas da Silva; a Coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES, Janaina Passos de Paula; a Coordenadora de Educação para o Trânsito do DEER/MG, Rosely Fantoni e o Capitão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Paulo Alexandre Cabral.

SEGUNDO DIA

No dia 11, as atividades do seminário começam às 9h, com a Gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e doutora em Saúde Pública, Lúcia Maria Miana Mattos Paixão, abordando o Projeto Vida no Trânsito em Belo Horizonte.

A Expansão do Projeto Vida no Trânsito em Minas Gerais, tendo como base a articulação intersetorial, a qualificação e integração de dados e as ações integradas de segurança no trânsito, comporão a temática da mesa redonda que terá como mediadora a consultora do Ministério da Saúde para a Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Rayone Costa Veloso Souto. Participam da mesa o mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela UFMG e referência da Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTRANS, Ronaro de Andrade Ferreira; o Analista Executivo de Defesa Social da Secretaria de Estado da Defesa Social de Minas Gerais, Flávio Santos Pimenta e o Delegado de Acidentes de Veículos, Diego Fabiano Alves.

As atividades do Observatório Nacional de Segurança Viária (OSCIP) no Maio Amarelo é o tema da palestra de Roberta Torres, que inicia o turno da tarde, às 13h30, do segundo dia do seminário.

O evento encerra com a mesa redonda que terá como pauta a comunicação social como estratégia de prevenção dos acidentes de trânsito. O Coordenador de Mobilização Social/Publicidade e Propaganda da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Joney Vieira, será o mediador do debate, com a participação dos jornalistas Eduardo Costa e Guilherme Paranaiba Gouveia.

ORGÃOS PARCEIROS

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais
Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Polícia Militar de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais

SERVIÇOS

Assessoria de Comunicação do DEER/MG
Telefone: (31) 3235-1001 /1454
E-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Avenida dos Andradas, 1120 – Santa Efigênia – Auditório.