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06/02/2009

Linha Verde: Obras complementares garantem mais segurança na MG 010

Começaram nesta quarta-feira (04/02/09) as obras complementares de segurança viária na MG-010, trecho final da Linha Verde. O projeto batizado de “MG-010 Nota DEZ” prevê a instalação de dispositivos de segurança dos mais modernos utilizados no mercado  como defensas metálicas e barreiras new jérsey de modelos diferentes do que estão instalados atualmente na via e sinalização horizontal em alto relevo.

Também está prevista a construção de proteção de postes e pilares das passarelas que poderão suportar impactos de até 38 mil quilos.  Para isso, nos entroncamentos ou em pilares de pontes, passarelas e viadutos, haverá a aplicação de  material emborrachado especial, com capacidade de suportar grandes impactos.

Alguns trechos receberão camadas porosas de atrito para proporcionar mais segurança. Viadutos ganharão pinturas termoplásticas  e  seis painéis eletrônicos serão instalados, três em cada sentido, para veicular informações sobre condições de tráfego e mensagens variáveis. No total, estão sendo investidos 17 milhões de reais em obras e equipamentos.

“A Linha Verde está recebendo tecnologia de primeiro mundo, com painéis eletrônicos, monitoramento e sistema "vibraline", Se o motorista se deslocar para fora da via por distração, o motorista é alertado pelo desconforto causado pela vibração do carro”, explicou José Elcio Santos Monteze, diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais– DER/MG.

Os serviços estão sendo realizados pela empresa Consórcio Rodovias, empresa contratada pelo DER/MG, por meio de licitação. As obras complementares serão concluídas em nove meses.

José Elcio Monteze, detalha o projeto. “Começamos os trabalhos de implantação de todas as defensas metálicas e as barreiras new jersey. São mais de 22mil metros lineares de defensas metálicas, das quais 5.500 são defensas triplas utilizadas pela primeira vez em rodovias mineiras”.

Monteze disse ainda que, nos próximos dias, serão feitas as ranhuras no piso próximos nos quilômetros 22 e 28 da rodovia. Serão 3,7 mil metros da camada porosa que irão proporcionar maior aderência do veículo na pista.
Segundo ele, “a camadas porosas de atrito permitem mais estabilidade aos veículos”.

Além dos equipamentos de segurança viária, mais R$ 2 milhões estão sendo investidos na implantação do Sistema de Atendimento Integrado ao Usuário da Linha Verde (Sai – Linha Verde) que  oferece serviços de reboque e monitoramento online da MG-010, MG-424 e LMG-800, entre outros serviços.