Notícias

23/04/2009

DER-MG combate perueiros em Confins

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, realizou nesta quarta-feira (22) operação de combate ao transporte clandestino de passageiros no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Das 6 às 12 horas foram abordados 18 veículos.

Oito autos de infração de trânsito foram lavrados na operação sendo seis por realização de transporte irregular de passageiros. Neste caso, os veículos foram apreendidos. Houve também uma notificação por veículo estacionado em local proibido e o último por apresentação de documentação irregular.

Os motoristas, no momento das abordagens, receberam uma notificação de infração e aguardam, em seus domicílios, o documento com valor da multa, local e horário da infração, dentre outras informações. 

Participaram da operação quatro agentes do DER e três policiais militares. Outros dois fiscais do DER estavam no local controlando o trânsito e o transporte de passageiros. Diariamente, no Aeroporto, encontram-se de dois a três fiscais do Departamento, em cada turno.

Fiscalização em Confins

De 1º de janeiro a 19 de abril deste ano, foram realizadas 218 ações pelo Núcleo de Fiscalização Metropolitano da Diretoria de Fiscalização do DER, em 109 dias distribuídos em dois turnos. Algumas operações foram realizadas em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual e com a Polícia Militar de Minas Gerais.

Somente no feriado da Semana Santa, entre os dias 8 e 12 de abril, foram realizadas em todo o Estado, 90 ações, que abordaram 5.675 veículos, dos quais 657 foram retidos e dez apreendidos.

Com base no Código Brasileiro de Trânsito, foram lavrados 627 autos de infração pelo DER e 182 autos pela Polícia Militar. Também foram lavrados 41 autos administrativos pelo DER, em cumprimento ao Decreto 44.035 que disciplina o transporte fretado de passageiros.