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15/10/2009

Professores da rede estadual ganham aulas de educação no trânsito

Capacitação à distância oferecida pelo DER pretende treinar educadores para que o conteúdo sobre trânsito seja abordado também em sala de aula

Até o final do ano, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), pretende capacitar cerca de 3 mil professores da rede pública estadual em educação para o trânsito. A iniciativa tem como objetivo fazer com que as escolas estaduais mineiras adotem em sala de aula noções do conteúdo educativo para conscientizar estudantes da rede pública. 

O curso à distância, iniciado na última semana de setembro com uma turma de 320 docentes, integra as ações implementadas para este que foi definido como o “Ano da Educação do Trânsito”, segundo deliberação do Conselho Nacional de Trânsito. Uma nova turma começa a ser treinada dia 22 de outubro.

O treinamento está sendo desenvolvido em 50 dias, equivalente a uma carga horária presencial de 40 horas, estruturado em módulos. Ao final, o professor fará testes de avaliação. As dúvidas podem ser sanadas numa sala de batepapos ou por meio de um tutor que cuida de cada pessoa. Esse tutor tem também o papel de acompanhar as atividades do professor, inclusive, com relação à ausência prolongada no acesso do treinamento, buscando, por e-mail ou telefone, saber as razões pelas quais deixou de participar do curso.

A professora Márcia Helena Oliveira Machado, que há três anos leciona sociologia e história nos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Carlos Góis, em Belo Horizonte, participa do curso e o considera “muito interessante”, pelo fato de o conteúdo repassar conhecimento útil no cotidiano das pessoas. “Estou fazendo download do material para poder aproveitar em sala de aula”, disse.

O programa abrange as 46 superintendências regionais de ensino (SRE) em todo o Estado. Para participar, os interessados devem procurar a SRE da região e se cadastrar. A seleção feita pela Secretaria de Educação tem como parâmetros, entre outros, estar efetivamente em sala de aula, ter conhecimento de informática e acesso à internet.

Conteúdo inovador

De acordo com a representante do Núcleo de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni, o treinamento tem sua sustentação metodológica em conceitos, valores e quebra de paradigmas. “Trânsito não está relacionado apenas com veículos, mas deslocamento, direito fundamental de ir e vir, por isso interessa aos professores de Belo Horizonte ou de uma pequena cidade do interior”, exemplificou.

Fantoni explicou que o curso dá instrumentalização para que o professor insira nos conteúdos das disciplinas obrigatórias ou optativas os conceitos e noções de educação para o trânsito. “Trânsito é ação. Numa aula de português, ao falar sobre verbos, o professor pode relacionar com aqueles que denotam ação, como caminhar, transitar, dirigir e, então, abordar a questão. Isso poderá ser feito com todas as disciplinas”, exemplificou.

Assim, um dos primeiros módulos do curso será a história dos deslocamentos, os problemas atuais, os reflexos sobre o meio ambiente, a convivência harmoniosa entre pessoas e veículos. “Vamos abordar as obrigações de pedestres, ciclistas e motoristas, bem como de todos os usuários do sistema, procurando vincular tudo ao conceito de cidadania”, disse.

O conteúdo do treinamento é inovador e está em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), através da Portaria n. 147, de 2 de junho de 2009, que estabelece as diretrizes nacionais da educação para o trânsito na pré-escola e no ensino fundamental.

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 Foto: Bernadete Amado