Notícias

02/07/2008

ProAcesso beneficia Claraval e Ibiraci

O governo de Minas inaugurou nesta quarta-feira (2) a pavimentação dos 25,34 quilômetros que ligam as cidades de Claraval e Ibiraci, na MG-344, região Sul do Estado. A obra faz parte do ProAcesso, Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios, e os investimentos, neste trecho, somaram cerca de R$ 12 milhões.

Na região Sul de Minas, dos 15 municípios que serão contemplados pelo ProAcesso, totalizando 312 quilômetros, 11 já estão com as obras concluídas, somando 222 quilômetros, e quatro obras estão em andamento, totalizando 90 quilômetros. 

Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, os investimentos que o governo estadual têm feito em toda Minas Gerais só estão sendo possíveis em função de um rigoroso ajuste das contas públicas, realizado nos primeiro mandato da atual administração. “A determinação do governador Aécio Neves em realizar o Choque de Gestão tem nos possibilitado executar obras em todos os municípios mineiros”, afirmou.

“Para seguirmos para Belo Horizonte e cidades vizinhas, devida às condições da estrada de terra, era preferível irmos até o Estado de São Paulo, passando por Franca. Agora com a chegada do asfalto, além de fazermos o trajeto com mais segurança e tranqüilidade, teremos também mais facilidade para escoar a produção e realizar o transporte dos alunos da zona rural para o município”, afirmou o prefeito de Claraval, Luiz Gonzaga Cintra.

“Teremos inúmeros benefícios com este asfaltamento, dentre eles destacamos a melhoria no escoamento da produção agrícola, sendo que nesta safra somente os produtores de Ibiraci estão prevendo colher quase 400 mil sacas de café. Grande parte do cultivo passará pelo asfalto, implicando em menos gastos para o Estado e para a prefeitura, já que não será necessário fazermos manutenções constantes na estrada de terra”, comentou o prefeito de Ibiraci, Ismael Silva Cândido.

ProAcesso

O programa tem o objetivo de ligar por asfalto os 225 municípios que não possuíam esse tipo de benefício. Até o fim de 2010 todos os acessos devem estar concluídos, totalizando 5.515 quilômetros de extensão de rodovias e beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.

O ProAcesso faz parte de um conjunto de ações do governo de Minas que visam melhorar a infra-estrutura de todas as regiões do Estado, diminuindo as diferenças regionais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios mais carentes.