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21/05/2008

Linha Verde: mais uma etapa concluída

O Governo do Estado concluiu nesta terça-feira (20) mais uma etapa das obras da Linha Verde, com a colocação das 12 últimas vigas das obras do Complexo  Viário - conjunto de obras entre o centro da Capital e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). Os trabalhos tiveram início às 8 horas da manhã e se estenderam até as 17 horas. Ao todo, cerca de 900 vigas foram instaladas nas 6 intervenções da Cristiano Machado desde o início das obras.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, e o diretor-geral do DER, José Élcio Santos Monteze, acompanharam os trabalhos e vistoriaram as obras do complexo do anel rodoviário.

As vigas - de aproximadamente 35 toneladas cada e 30 metros de comprimento - que fazem parte da superestrutura dos novos viadutos, foram deslocadas do canteiro de obras da construtora, atrás do Minas Shopping, com o auxílio de  guindastes e de caminhões de grande porte. 

O deslocamento das carretas com vigas e a travessia da avenida Cristiano Machado até o canteiro das obras do Anel foram feitos sem causar transtorno ao trânsito e com monitoramento de agentes da BHTrans e da Construtora responsável pela obra.
Para os serviços foram necessários três guindastes, sendo dois com capacidade para 60 toneladas, que ficam no pátio industrial da empreiteira, para colocar as vigas nas carretas, e mais um, de 160 toneladas, no canteiro do anel, que içar as vigas até o viaduto.

Os viadutos do Anel

Os quatro viadutos, com cerca de 62 metros de comprimento cada, sete metros de altura e 20 de fundação, começaram a ser construídos em março de 2007.  Os viadutos centrais têm cerca de 12 metros de largura e três faixas de rolamento. Os laterais têm dez metros, com duas faixas e uma passagem para pedestres. Cada viaduto é formado por 12 vigas.

Neste trecho da avenida Cristiano Machado, no total são sete viadutos, sendo que três já estão quase prontos, mais os quatro viadutos no Anel Rodoviário, onde estão sendo colocadas as vigas.

De acordo com o secretário Fuad Noman, os dois viadutos existentes hoje no anel serão demolidos e substituídos pelos quatro que estão em fase final  de obras, sendo dois em cada sentido. “Os dois viadutos existentes no anel serão demolidos porque a altura deles não dará passagem para a nova Cristiano Machado”, explicou o secretário. Ele prevê que as obras estejam concluídas em setembro deste ano.

José Élcio Santos Monteze, diretor- geral do DER, esclareceu que a Cristiano Machado, antes do anel, tem outros dois viadutos paralelos sendo que um deles é exclusivo da bus way, pista só para os coletivos. O ônibus que estiver na estação São Gabriel e quiser vir para o centro vai usar este viaduto que passa sobre a pista da Cristiano Machado, sem interferência em nível. O outro viaduto tem o mesmo percurso, vindo da estação, de Santa Luiza, para os demais veículos.

Quem vem do aeroporto e se dirige para a Estação São Gabriel vai passar sobre a Cristiano Machado utilizando um viaduto (eixo 18).

Benefícios

Com cerca de 85% dos serviços concluídos, a Linha Verde já proporciona aos motoristas além de conforto e segurança, redução do tempo de percurso entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e o centro de Belo Horizonte. Em situação normal, a duração do percurso é de uma hora e, com o final da obra, a duração deverá ser reduzida para 35 minutos.

Iniciadas em novembro de 2005, as obras da Linha Verde foram divididas em três
fases, o Boulevard Arrudas (já concluída), a avenida Cristiano Machado e a rodovia MG-010 (já concluída). Com investimento de R$ 375 milhões do Governo de Minas, a Linha Verde é a principal via de acesso ao vetor norte da Região Metropolitana e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

A Linha Verde beneficia diretamente mais de 3 milhões de pessoas, em quase 100
bairros e em mais de 15 municípios. A nova via está criando empregos, atraindo
investimentos, movimentando o comércio e facilitando o deslocamento de trabalhadores com rapidez e segurança.
 
Nova Cristiano Machado

O conjunto de obras da avenida Cristiano Machado é constituído de seis pontos de intervenção, dos quais quatro já estão concluídos: acesso com rua Jacuí e Silviano Brandão; acesso com a avenida José Cândido da Silveira, Cristiano Machado com Sebastião de Brito e Acesso com a Waldomiro Lobo.

No cruzamento com o Anel Rodoviário estão sendo construídos sete viadutos, sendo que três deles já estão concluídos, restando apenas o encabeçamento dos mesmos. Nessa região, o ponto de cruzamento será deslocado para oeste e atual interseção da avenida será mantida e conectada à praça rotatória e à Via 240, acesso a Santa Luzia. Serão incluídas ainda novas travessias em níveis diferentes, que permitirão a manutenção do tráfego direto, sem semáforos, ao longo da avenida e do Anel Rodoviário.

No complexo da Bernardo Vasconcelos, estão em fase final as obras do viaduto com bifurcação: uma alça vindo da Bernardo Vasconcelos que dá acesso direto à Cristiano Machado (sentido centro/bairro), e outra que dá acesso ao Minas Shopping. Neste trecho também está sendo construída uma passarela para pedestres sobre a Cristiano Machado. Os cruzamentos da Cristiano Machado com as avenidas Sebastião de Brito e Waldomiro Lobo, foram readequados e já estão concluídos.

O viaduto da via 710, logo depois do Minas Shopping, liberado no final do ano passado, serve de retorno (no sentido Centro) para quem sai do shopping, ou para
quem vai pegar a Bernardo Vasconcelos. Numa segunda etapa, o viaduto vai servir também de acesso para quem vem do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e quer retornar para a Cristiano Machado, sentido bairro.

Ampliação do Boulevard Arrudas

O resultado das intervenções da Linha Verde no Centro de Belo Horizonte levou o
Governo do Estado a ampliar o Boulevard Arrudas. A cobertura do ribeirão Arrudas será estendida até o novo Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Belo Horizonte, no sentido leste, entre a alameda Ezequiel Dias até a rua Levi Coelho, e no sentido oeste, da rua rio de Janeiro até a rua dos Carijós.

Para o prolongamento do Boulevard Arrudas, entre a Alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, no bairro Santa Efigênia, o Governo do Estado estima investimentos de cerca de R$ 50 milhões. Os recursos serão destinados à recuperação do fundo do canal e a cobertura do Ribeirão Arrudas. A licitação para escolha da empresa que irá elaborar o projeto de cobertura do Arrudas já foi concluída, conforme informou o diretor geral do DER.

Ainda está prevista a implantação de uma estação de ônibus na avenida Bernardo
Monteiro, entre as avenidas Andradas e Francisco Sales, e a construção de um viaduto que vai ligar a Bernardo Monteiro com a Andradas, no sentido centro. Já o
prolongamento da cobertura do Arrudas no sentido oeste, da rua Rio de Janeiro até a rua Carijós, deverá melhorar a capacidade operacional do sistema viário e das articulações com complexo da Lagoinha, melhorando também o acesso ao terminal rodoviário, à estação de integração da Lagoinha (metrô) e terminal Oiapoque (BHBus).

Outra obra prevista para a Linha Verde é o recapeamento asfáltico e a revitalização urbana da avenida Cristiano Machado, no trecho do túnel da Lagoinha até o viaduto da avenida Pedro I, início da MG 010, numa extensão de 12 quilômetros. A abertura das propostas para execução das obras está prevista para o dia 24 do próximo mês.