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22/07/2008

Linha Verde: iniciada a demolição dos viadutos no anel

A demolição de dois antigos viadutos do anel rodoviário, que serão substituídos por quatro novos viadutos integrantes do complexo da Linha Verde, para a passagem da nova avenida Cristiano Machado, começou na manhã desta segunda-feira (21). O início dos trabalhos de demolição foi acompanhado pelo diretor-geral do DER, José Elcio Santos Monteze.

A conclusão dessa etapa da obra, deverá ocorrer em 20 dias úteis. A técnica de demolição empregada utiliza uma escavadeira com rompedor hidráulico. Ao final da demolição serão removidos cerca 800 metros cúbicos de concreto. Quando estiver concluído o complexo do anel rodoviário, com sete novos viadutos, o investimento, somente nesta parte da linha verde será de R$ 65 milhões. 

“Os dois viadutos existentes hoje no anel estão sendo demolidos e substituídos pelos quatro novos porque a altura deles não permitia a passagem para a nova Cristiano Machado”, disse o diretor geral em entrevista.

Os novos viadutos do complexo do anel rodoviário permitirão mais agilidade e fluência no tráfego da Cristiano Machado e melhoria da interligação do Anel Rodoviário ao novo trecho da Cristiano Machado. Segundo Monteze,  após o trabalho de demolição, será executada a complementação das alças dos viadutos. A conclusão das obras de todo  o complexo está prevista para final de setembro.

Novos viadutos do Anel Rodoviário

Os quatro novos viadutos do anel Rodoviário, com cerca de 62 metros de comprimento cada, sete metros de altura e 20 de fundação, começaram a ser construídos em março de 2007.  Os viadutos centrais têm cerca de 12 metros de largura e três faixas de rolamento. Os laterais têm dez metros, com duas faixas e uma passagem para pedestres. Cada viaduto é sustentado por 12 vigas.

Neste trecho da avenida Cristiano Machado, no total são sete viadutos em fase de conclusão.  Antes do anel, tem outros dois viadutos paralelos sendo que um deles é exclusivo da bus way, pista só para os coletivos. O ônibus que estiver na estação São Gabriel e quiser vir para o centro vai usar este viaduto que passa sobre a pista da Cristiano Machado, sem interferência em nível. O outro viaduto tem o mesmo percurso, vindo da estação, de Santa Luiza, para os demais veículos.
Linha Verde: iniciada a demolição dos viadutos no anel

Quem vem do aeroporto e se dirige para a Estação São Gabriel vai passar sobre a Cristiano Machado utilizando um viaduto (eixo 18).

Nova Cristiano Machado

O conjunto de obras da avenida Cristiano Machado é constituído de seis pontos de intervenção, dos quais quatro já estão concluídos: acesso com rua Jacuí e Silviano Brandão; acesso com a avenida José Cândido da Silveira, Cristiano Machado com Sebastião de Brito e Acesso com a Waldomiro Lobo.

No cruzamento com o Anel Rodoviário estão sendo construídos sete viadutos, Nessa região, o ponto de cruzamento será deslocado para oeste e atual interseção da avenida será mantida e conectada à praça rotatória e à Via 240, acesso a Santa Luzia. Serão incluídas ainda novas travessias em níveis diferentes, que permitirão a manutenção do tráfego direto, sem semáforos, ao longo da avenida e do Anel Rodoviário.

No complexo da Bernardo Vasconcelos, estão em fase final as obras do viaduto com bifurcação: uma alça vindo da Bernardo Vasconcelos que dá acesso direto à Cristiano Machado (sentido centro/bairro), já liberada ao trâfego e outra que dá acesso ao Minas Shopping, que será concluída até o final de julho. Os cruzamentos da Cristiano Machado com as avenidas Sebastião de Brito e Waldomiro Lobo, foram readequados e já estão concluídos.

O viaduto da via 710, logo depois do Minas Shopping, liberado no final do ano passado, serve de retorno (no sentido Centro) para quem sai do shopping, ou para quem vai pegar a Bernardo Vasconcelos. Numa segunda etapa, o viaduto vai servir também de acesso para quem vem do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e quer retornar para a Cristiano Machado, sentido bairro.

Outra obra prevista para a Linha Verde é o recapeamento asfáltico e a revitalização urbana da avenida Cristiano Machado, no trecho do túnel da Lagoinha até o viaduto da avenida Pedro I, início da MG 010, numa extensão de 12 quilômetros.

Benefícios

Com mais de 90% dos serviços concluídos, a Linha Verde já proporciona aos motoristas além de conforto e segurança, redução do tempo de percurso entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e o centro de Belo Horizonte. Em situação normal, a duração do percurso é de uma hora e, com o final da obra, a duração deverá ser reduzida para 35 minutos.

Iniciadas em novembro de 2005, as obras da Linha Verde foram divididas em três fases, o Boulevard Arrudas (já concluída), a avenida Cristiano Machado e a rodovia MG-010 (já concluída). Com investimento de R$ 375 milhões do Governo de Minas, a Linha Verde é a principal via de acesso ao vetor norte da Região Metropolitana e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

A Linha Verde beneficia diretamente mais de 3 milhões de pessoas, em quase 100 bairros e em mais de 15 municípios. A nova via está criando empregos, atraindo investimentos, movimentando o comércio e facilitando o deslocamento de trabalhadores com rapidez e segurança.