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04/06/2008

Licitação para elaboração de projeto de ampliação do Boulevard é homologada

Dentro de 120 dias deverá estar concluído o projeto executivo da extensão do Boulevar Arrudas, no trecho da avenida dos Andradas entre a Alameda Ezequiel Dias e a rua Levi Coelho, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) homologou a licitação para elaboração do projeto que foi vencida pela Planex S/A Consultoria de Planejamento e Execução.

Para o prolongamento do Boulevard Arrudas, o Governo do Estado estima investimentos de cerca de R$ 50 milhões. O projeto prevê a recuperação do fundo do canal e a cobertura do Ribeirão Arrudas, num trajeto de cerca de 900 metros. Está prevista também a implantação de uma estação de ônibus na avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Andradas e Francisco Sales, e a construção de um viaduto que vai ligar a Bernardo Monteiro com a Andradas, 
no sentido centro.

A primeira etapa da Linha Verde a ser concluída foi o trecho do Boulevard Arrudas, situado nos quarteirões entre a alameda Ezequiel Dias e a avenida do Contorno, no cruzamento com a rua Rio de Janeiro numa extensão de 1,4 quilômetro, englobando, o trecho do Parque Municipal, praça da Estação, que passou por v árias intervenções, e vai até a confluência com a  rua Rio 
de Janeiro, junto ao acesso ao túnel da Lagoinha.

Neste trecho, a cobertura do ribeirão Arrudas propiciou a implantação de pistas mais largas para o tráfego, faixas preferenciais para o transporte coletivo e um completo tratamento paisagístico, além de ciclovia no trecho entre a alameda Ezequiel Dias e o viaduto Santa Tereza.

Benefícios

Juntamente com a avenida Cristiano Machado e a MG-010, o Boulverd Arrudas integra a Linha Verde, cujos serviços estão 85% concluídos, e já proporciona aos motoristas além de conforto e segurança, redução do tempo de percurso entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e o centro de Belo Horizonte. Hoje, a duração do percurso é de uma hora e, com o final da obra, deverá ser reduzida para 35 minutos.

Iniciadas em novembro de 2005, as obras da Linha Verde foram divididas em três fases, além do Boulevard Arrudas, a avenida Cristiano Machado e a rodovia MG-010 (já concluída). Com investimento de R$ 375 milhões do Governo de Minas, a Linha Verde é a principal via de acesso ao vetor norte da Região Metropolitana e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

As obras beneficiam diretamente mais de 3 milhões de pessoas, em quase 100 bairros e em mais de 15 municípios. A nova via está criando empregos, atraindo investimentos, movimentando o comércio e facilitando o deslocamento dos trabalhadores com rapidez e segurança.