Notícias

11/03/2008

Liberado viaduto da Silveira

A avenida Cristiano Machado, trecho urbano da Linha Verde, ganhou mais fluidez e segurança, a partir desta terça-feira (11), com a liberação do viaduto que dá acesso aos bairros Silveira e Nova Floresta. A obra foi inserida no projeto original da Linha Verde atendendo a uma reivindicação da comunidade do bairro Silveira que terá o acesso facilitado pela avenida José Cândido da Silveira.

O tráfego do viaduto foi liberado pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, e o diretor-geral do DER, José Élcio Monteze.

O viaduto faz parte do complexo da avenida José Cândido da Silveira com a avenida Cristiano Machado, no bairro Cidade Nova. A obra vai solucionar o problema de tráfego para os moradores, que terão acesso à rua Biaggio Polizzi, no bairro Silveira, com mais segurança e conforto.

O complexo viário da avenida José Cândido da Silveira foi construído em três níveis - dois viadutos, vias marginais e uma trincheira. A liberação de um viaduto e da trincheira, em maio do ano passado, eliminou um dos maiores gargalos da avenida, que também é um dos principais corredores de acesso à Região Norte da capital.

O secretário de Estado de Transportes e Obras destacou a força que uma comunidade possui, ao promover mudanças de prioridades do Governo. “Estamos entregando uma obra que foi uma reivindicação dos moradores da região. Isso demonstra de forma inequívoca uma regra do governador Aécio Neves: trabalhar em benefício do povo, pois o povo sabe o que precisa ser feito”, disse.

Fuad Noman adiantou que a próxima obra da Cristiano Machado a ser entregue a população será o viaduto da Bernardo Vasconcelos, em frente ao Minas Shopping. “Nossa expectativa é que no prazo de 60 dias, aproximadamente, estejamos com esta obra concluída”, disse.

Para a moradora do bairro Silveira, a comerciante Maria Inês Marques Cordeiro, o novo acesso irá facilitar a vida dos moradores da região. “Nós estamos muito satisfeitos com a conclusão da obra”, disse.

Ronaldo Costa, presidente da Associação Comunitária dos Bairros Silveira e Nova Floresta, ressaltou que o novo acesso aos bairros criou uma via de trânsito que facilita a vida de todos da região. “Estamos satisfeitos e agradecidos pela comunidade ter sido atendida pelo Governo do Estado”.

Obras em ritmo acelerado

As obras da Linha Verde, maior complexo viário já erguido na Região Metropolitana de Belo Horizonte nas últimas décadas, estão em ritmo acelerado. Do conjunto de seis trechos em obras da avenida Cristiano Machado, já foram concluídos dois viadutos sobre a rua Jacuí e avenida Silviano Brandão que deram mais fluidez e segurança para quem trafega do Centro em direção à Cidade Nova.

No complexo da Bernardo Vasconcelos, estão adiantadas as obras do viaduto bifurcado de acesso à avenida Cristiano Machado e ao Minas Shopping. O viaduto da via 710 foi liberado no final do ano passado e serve de retorno (no sentido Centro) para quem sai do shopping, ou para quem vai pegar a Bernardo Vasconcelos. Neste trecho, também está sendo construída uma passarela para pedestres sobre a Cristiano Machado. Os cruzamentos da Cristiano Machado com as avenidas Sebastião de Brito e Waldomiro Lobo foram readequados e já estão concluídos.

No cruzamento com o Anel Rodoviário, na altura do bairro São Paulo, estão sendo construídos sete viadutos, quatro no Anel Rodoviário e três na Cristiano Machado, que estão quase concluídos. Nessa região, o ponto de cruzamento será deslocado para oeste e atual interseção da avenida será mantida e conectada à praça rotatória (Estação São Gabriel) e à MG-020, acesso a Santa Luzia. Serão incluídas ainda novas travessias em níveis diferentes, que permitirão a manutenção do tráfego direto, sem semáforos, ao longo da avenida e do Anel Rodoviário.

Tempo reduzido de percurso        

Com 35,4 quilômetros de extensão, a Linha Verde já proporciona aos pedestres mais segurança e aos motoristas, além de conforto e segurança, redução do tempo de percurso entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e o Centro de Belo Horizonte. Em situação normal, a duração do percurso é de uma hora e, com o final da obra, a duração deverá ser reduzida para 35 minutos.

Iniciadas em maio de 2005, as obras da Linha Verde foram divididas em três fases, o Boulevard Arrudas-Praça da Estação e a duplicação da rodovia MG-010, já concluídos, além das intervenções na avenida Cristiano Machado. Com investimento de R$ 375 milhões do Governo de Minas, a via expressa vai melhorar a articulação viária e de transporte da capital com Ribeirão das Neves, São José da Lapa, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Lagoa Santa e outros municípios.

Atualmente, estão em andamento os trabalhos de reforço dos equipamentos de segurança viária e o projeto de paisagismo, que recupera as áreas degradadas pela intervenção da rodovia, refaz a cobertura vegetal com plantios de árvores, semeaduras, gramados e contenções de erosão, bem como os serviços de drenagem e outras obras.

A Linha Verde, com cerca de 85% de todas as obras já concluídas, beneficia diretamente mais de 3 milhões de pessoas, em quase 100 bairros e em mais de 15 municípios. A nova via está criando empregos, atraindo investimentos para o vetor norte, movimentando o comércio e facilitando o deslocamento de trabalhadores com rapidez e segurança.

Números do viaduto do bairro Silveira:  
Altura máxima: 9 metros
Extensão: 124 metros 
Largura: 10 metros (sendo 2 metros para a passarela para pedestres)
Volume e concreto: 945 metros cúbicos (correspondem a 190 caminhões betoneiras)
Aço consumido: 109 toneladas
Pavimentação: 1.405 metros quadrados = 220 toneladas
Valor da obra: R$ 2.480.608,69
Data do início da obra: 15/01/2007
Data final da obra: 22/02/2008
Urbanização/paisagismo do complexo da José Cândido da Silveira
Gramados: 5.308 metros quadrados 
Árvores plantadas: 22 unidades
Calçadas: 6.900 metros quadrados
Meio-fio: 3.250 metros