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08/07/2008

Governo do Estado libera mais um complexo de obras da Linha Verde

O trânsito da avenida Cristiano Machado ganhou mais fluidez, a partir das 10 horas, desta  terça-feira (08/07), com a liberação da primeira alça do viaduto da Bernardo Vasconcelos, no bairro Palmares (Região Norte) de Belo Horizonte. A obra do Complexo Bernardo Vasconcelos faz parte da Linha Verde e serve de acesso à Cristiano Machado no sentido bairro.

No local, está sendo construído um viaduto em forma de “y” e uma passagem para pedestres anexa ao viaduto. O complexo ainda conta com passarela para pedestre, liberada no mês passado, e o viaduto da Via 710, concluído no final do ano passado.

O viaduto foi construído para melhorar o acesso da Bernardo Vasconcelos à Cristiano Machado. A primeira alça a ser concluída liga a avenida Bernardo Vasconcelos diretamente à pista central da Cristiano Machado, liberando o tráfego em direção ao Anel Rodoviário e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves. A construção desta alça foi autorizada pelo Governo do Estado atendendo a reivindicação da comunidade local. A segunda alça, que será concluída no final do mês, cruza as pistas da Cristiano Machado atingindo a faixa lateral da avenida (sentido centro-bairro), dando também o acesso ao Minas Shopping.

A liberação do novo trajeto será sinalizada com placas indicativas e com faixas de tecido para orientação aos motoristas e pedestres. Agentes da unidade integrada de trânsito da BHTrans irão monitorar o trânsito a partir de terça- feira para orientar os motoristas sobre o novo percurso.

Segurança para pedestres

A passagem para pedestres anexa ao viaduto terá quatro acessos, sendo dois na pista exclusiva para ônibus, um na calçada da via lateral no sentido centro-Anel Rodoviário e o último na margem da avenida Cristiano Machado, no sentido Anel Rodoviário-Centro. No mesmo cruzamento, em frente ao Minas Shopping, já foi instalada uma nova passarela com três rampas de acesso, sendo duas nas calçadas das margens da avenida Cristiano Machado e uma na calçada da via lateral no sentido Centro-Anel Rodoviário.

As obras do complexo da Bernardo Vasconcelos, iniciadas em dezembro de 2006, contaram com investimentos de cerca de R$ 5 milhões, recursos integralmente do Estado. Com duas pistas de rolamento no mesmo sentido, o viaduto tem 248 metros de extensão e 7,5 metros de largura. As alças do viaduto contam com faixas de tráfego, separadas por sinalização horizontal.

Para a realização das obras, foi feito reforço da estrutura do canal córrego Cachoeirinha. Movimentos existentes neste cruzamento, como a conversão à direita, no sentido Antônio Carlos-Cristiano Machado, serão mantidos com adequações de geometria.

No final do ano passado, foi liberado o tráfego do viaduto da Via 710, outra intervenção do complexo da avenida Bernardo Vasconcelos. O viaduto  serve de retorno (no sentido centro) para quem sai do shopping, ou para quem vai pegar a Bernardo Vasconcelos, mantendo a passagem em nível existente no local para dar mais segurança aos pedestres e reduzindo o tempo do sinal do cruzamento.

Histórico

Iniciada em novembro de 2005, a Linha Verde compreende um conjunto de intervenções viárias cujo objetivo é melhorar a ligação entre o Centro de Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves. O projeto foi desenvolvido em três fases, sendo que duas delas já foram concluídas. A primeira delas, o Boulevard Arrudas-Praça Rui Barbosa, que contou com a cobertura do Ribeirão Arrudas; a segunda, duplicação e restauração de 22 quilômetros da rodovia MG-010, que liga BH a Confins. A terceira fase, em andamento, são as intervenções na Avenida Cristiano Machado, entre o túnel Tancredo Neves e a MG-010, em Venda Nova, num total de 12 quilômetros. Neste trecho, já foram concluídas as obras dos viadutos sobre a Rua Jacuí e avenida Silviano Brandão e o complexo da avenida José Cândido da Silveira, que ergueu dois viadutos e uma trincheira.

Ainda está em andamento o complexo de obras do Anel Rodoviário, onde estão em fase de conclusão sete viadutos, sendo quatro novos na travessia do Anel sobre a avenida e outros três ligando a Cristiano Machado com a MG 020/Santa Luzia.

Assim como a construção do novo Centro Administrativo de Minas Gerais, a Linha Verde será de vital importância para desenvolvimento e ocupação urbana do vetor Norte de Belo Horizonte e região. Os dois empreendimentos já impulsionam o crescimento econômico da capital mineira.