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05/11/2008

Transporte Coletivo RMBH: itinerário de 25 linhas metropolitanas será alterado na área hospitalar

A partir deste domingo (dia 09/11), começa a funcionar a primeira Estação Ponto de passageiros do sistema metropolitano de ônibus, instalada na avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Francisco Sales e dos Andradas. Com a implantação da Estação Ponto, 25 linhas metropolitanas (confira abaixo) deixarão de circular na área hospitalar, incluindo a avenida Alfredo Balena e a alameda Ezequiel Dias, melhorando o tempo hoje percorrido pelos ônibus se comparado ao trajeto antigo. 

Para propiciar o desembarque no canteiro central, será utilizada mão inglesa na avenida Bernardo Monteiro, no trecho entre avenida dos Andradas e avenida Francisco Sales.

Até que sejam concluídas as obras de ampliação do Boulevard Arrudas, que inclui a cobertura do ribeirão Arrudas na área onde se situa a Estação, o retorno aos bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte será realizado por meio de uma solução de trânsito estudada pela BHTrans e já implantada para atender a travessia do Ribeirão Arrudas. 

Para chegar ao terminal, a partir da Praça da Estação, os ônibus seguirão pela avenida dos Andradas até a avenida Bernardo Monteiro. O retorno a partir da Estação Ponto será pela avenida Francisco Sales ao lado do viaduto, atravessando a avenida dos Andradas e seguindo por esta em direção a praça da Estação. A partir da avenida dos Andradas seguirão o itinerário normal. Os usuários que precisam ir ao Hospital do Ipsemg, Centro Geral de Pediatria ou outro estabelecimento da alameda Ezequiel Dias, poderão descer nos pontos de embarque e desembarque implantados na avenida dos Andradas, sentido Bairro/Centro, esquina com alameda Ezequiel Dias, e no sentido Centro/Bairro, na avenida dos Andradas, número 1.199.

Outra novidade para os usuários do sistema metropolitano é o início da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).  Os testes começaram nesta segunda-feira (03/11), com a distribuição de mil cartões magnéticos, utilizados em sistema de teste para os equipamentos: validadores, leitores de cartão, antenas e o software, instalados na frota, em cerca de 2,6 mil ônibus metropolitanos, gerenciados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

“A criação da Estação Ponto e do início da bilhetagem eletrônica, além das melhorias já realizadas como a implantação de 46 novas linhas e a redução da idade média da frota dos ônibus, só foram possíveis graças à licitação realizada pela Setop, que regularizou a prestação do serviço, impondo metas claras as empresas vencedoras”, ressaltou o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman. 

 A partir da próxima segunda-feira (dia 10/11), o cartão magnético, batizado de cartão Ótimo, já estará à venda. Os primeiros compradores serão as empresas para atendimento aos funcionários, em substituição ao uso do vale-transporte. Dentro de 60 dias deverá ser iniciada a venda avulsa para o consumidor particular, beneficiando profissionais autônomos, estudantes e empregados domésticos.  A implantação do sistema de bilhetagem eletrônica ficou sob a responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram).

Segundo o secretário Fuad Noman, “a substituição do sistema antigo (vales-transportes) para o cartão magnético, acontecerá de forma gradativa”.  Ele acredita que, dentro de um período estimado de seis meses, a implantação da bilhetagem na região metropolitana estará concluída. “Estamos alguns meses adiantados no cronograma que começou a contar a partir de março”, disse.
Na fase de transição, entre o uso do vale-transporte e a entrada em operação da bilhetagem eletrônica, através do Cartão Ótimo, os agentes de bordo (cobradores) estão treinados para atender a demanda dos passageiros.

A aquisição do Cartão Ótimo deverá ser solicitada pelas empresas compradoras de vale-transporte, ao agente credenciado, por meio do site http://www.otimoonline.com.br/ e do SAC / Sintram, telefone 3516-6000. O cartão é fornecido em sistema de comodato, por isto não tem custo. Para segurança do passageiro, ele tem um chip e numeração individual. A partir do registro dos créditos no cartão, o passageiro poderá utilizá-lo em qualquer linha do sistema metropolitano.

Implantação do novo modelo

O novo modelo do sistema de transporte público por ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte está sendo implantado em duas etapas: a primeira agrupou os serviços atuais de 800 linhas e atendimentos complementares em 34 municípios da região metropolitana em sete redes integradas de transportes (RIT).

Uma rede integrada consiste em um sistema formado por linhas expressas, estruturais e alimentadoras, que serão integradas fisicamente através de terminais e estações de transferência, e com o trem metropolitano.

A segunda etapa prevê a racionalização e otimização dos serviços de cada rede integrada, num prazo máximo de dois anos, por meio da implantação de tronco alimentador, operando com bilhetagem eletrônica, terminais de integração e estações pontos e interligação entre terminais. A RIT terá uma integração tarifária entre todas as linhas do sistema metropolitano e a frota de ônibus será formada por veículos pequenos, médios e grandes, em função da demanda a ser transportada.

O sistema de cobrança de tarifa será por bilhetagem eletrônica. O projeto básico para a exploração das linhas integrantes das RITs vai assegurar a combinação dos serviços à população com a cobrança das tarifas, ou seja, une o melhor atendimento ao usuário com o preço justo das passagens, e para que haja um equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

LINHAS ALTERADAS

Número

Município

Descrição

4235

SANTA LUZIA

Conjunto Cristina/Belo Horizonte

4240

SANTA LUZIA

Nova Conquista/Belo Horizonte

4245

SANTA LUZIA

Belo Vale via Antônio Carlos/Belo Horizonte

4250

SANTA LUZIA

São Benedito via Colégio/Belo Horizonte

4255

SANTA LUZIA

São Benedito via São José/Belo Horizonte

4260

SANTA LUZIA

Duquesa II via Monte Carlo/Belo Horizonte

4340

SANTA LUZIA

Baronesa/Belo Horizonte

4345

SANTA LUZIA

Avenida Ásia/Belo Horizonte

4400

SANTA LUZIA

Residencial da Mata/Bambuzal/Belo Horizonte

4872

SABARÁ

Ravena – Belo Horizonte

4887

CAETE

Antônio dos Santos / Ravena / Belo Horizonte

5405

RIBEIRÃO DAS NEVES

Fortaleza/Belo Horizonte

5410

RIBEIRÃO DAS NEVES

Paraíso das Piabas/Belo Horizonte

5415

RIBEIRÃO DAS NEVES

Suely/Belo Horizonte

5420

RIBEIRÃO DAS NEVES

Residencial Santa Helena/Belo Horizonte

5450

RIBEIRÃO DAS NEVES

Jardim Primavera via Cristiano Machado

5605

VESPASIANO

Bernardo de Souza/Belo Horizonte

5615

VESPASIANO

Jardim Bela Vista/Belo Horizonte

5670

VESPASIANO

Jardim da Glória/Belo Horizonte

5710

SABARÁ

Fazenda Severina/Belo Horizonte

5835

VESPASIANO

Nova York/Belo Horizonte

7830

CONTAGEM

Parque Fernão Dias Monte Castelo/Belo Horizonte

7840

CONTAGEM

Conjunto Bela Vista/Belo Horizonte

7900

CONTAGEM

Santa Cruz/Belo Horizonte

7905

CONTAGEM

Santa Cruz/Via Expressa/Belo Horizonte

Confira os postos de venda do Cartão Ótimo

Rua Aquiles Lobo, 504 – Floresta, telefones: 3236-7632 ou 3236-7602;
• Rua Tupinambás, 841 – Centro, telefone: 3201-8967;
• Rua Professor Morais, 216 – Savassi, telefone: 3262-1068.