05/11/2008
Transporte Coletivo RMBH: itinerário de 25 linhas metropolitanas será alterado na área hospitalar
A partir deste domingo (dia 09/11), começa a funcionar a primeira Estação Ponto de passageiros do sistema metropolitano de ônibus, instalada na avenida Bernardo Monteiro, entre as avenidas Francisco Sales e dos Andradas. Com a implantação da Estação Ponto, 25 linhas metropolitanas (confira abaixo) deixarão de circular na área hospitalar, incluindo a avenida Alfredo Balena e a alameda Ezequiel Dias, melhorando o tempo hoje percorrido pelos ônibus se comparado ao trajeto antigo.
Para propiciar o desembarque no canteiro central, será utilizada mão inglesa na avenida Bernardo Monteiro, no trecho entre avenida dos Andradas e avenida Francisco Sales.
Até que sejam concluídas as obras de ampliação do Boulevard Arrudas, que inclui a cobertura do ribeirão Arrudas na área onde se situa a Estação, o retorno aos bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte será realizado por meio de uma solução de trânsito estudada pela BHTrans e já implantada para atender a travessia do Ribeirão Arrudas.
Para chegar ao terminal, a partir da Praça da Estação, os ônibus seguirão pela avenida dos Andradas até a avenida Bernardo Monteiro. O retorno a partir da Estação Ponto será pela avenida Francisco Sales ao lado do viaduto, atravessando a avenida dos Andradas e seguindo por esta em direção a praça da Estação. A partir da avenida dos Andradas seguirão o itinerário normal. Os usuários que precisam ir ao Hospital do Ipsemg, Centro Geral de Pediatria ou outro estabelecimento da alameda Ezequiel Dias, poderão descer nos pontos de embarque e desembarque implantados na avenida dos Andradas, sentido Bairro/Centro, esquina com alameda Ezequiel Dias, e no sentido Centro/Bairro, na avenida dos Andradas, número 1.199.
Outra novidade para os usuários do sistema metropolitano é o início da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os testes começaram nesta segunda-feira (03/11), com a distribuição de mil cartões magnéticos, utilizados em sistema de teste para os equipamentos: validadores, leitores de cartão, antenas e o software, instalados na frota, em cerca de 2,6 mil ônibus metropolitanos, gerenciados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).
“A criação da Estação Ponto e do início da bilhetagem eletrônica, além das melhorias já realizadas como a implantação de 46 novas linhas e a redução da idade média da frota dos ônibus, só foram possíveis graças à licitação realizada pela Setop, que regularizou a prestação do serviço, impondo metas claras as empresas vencedoras”, ressaltou o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.
A partir da próxima segunda-feira (dia 10/11), o cartão magnético, batizado de cartão Ótimo, já estará à venda. Os primeiros compradores serão as empresas para atendimento aos funcionários, em substituição ao uso do vale-transporte. Dentro de 60 dias deverá ser iniciada a venda avulsa para o consumidor particular, beneficiando profissionais autônomos, estudantes e empregados domésticos. A implantação do sistema de bilhetagem eletrônica ficou sob a responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram).
Segundo o secretário Fuad Noman, “a substituição do sistema antigo (vales-transportes) para o cartão magnético, acontecerá de forma gradativa”. Ele acredita que, dentro de um período estimado de seis meses, a implantação da bilhetagem na região metropolitana estará concluída. “Estamos alguns meses adiantados no cronograma que começou a contar a partir de março”, disse.
Na fase de transição, entre o uso do vale-transporte e a entrada em operação da bilhetagem eletrônica, através do Cartão Ótimo, os agentes de bordo (cobradores) estão treinados para atender a demanda dos passageiros.
A aquisição do Cartão Ótimo deverá ser solicitada pelas empresas compradoras de vale-transporte, ao agente credenciado, por meio do site http://www.otimoonline.com.br/ e do SAC / Sintram, telefone 3516-6000. O cartão é fornecido em sistema de comodato, por isto não tem custo. Para segurança do passageiro, ele tem um chip e numeração individual. A partir do registro dos créditos no cartão, o passageiro poderá utilizá-lo em qualquer linha do sistema metropolitano.
Implantação do novo modelo
O novo modelo do sistema de transporte público por ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte está sendo implantado em duas etapas: a primeira agrupou os serviços atuais de 800 linhas e atendimentos complementares em 34 municípios da região metropolitana em sete redes integradas de transportes (RIT).
Uma rede integrada consiste em um sistema formado por linhas expressas, estruturais e alimentadoras, que serão integradas fisicamente através de terminais e estações de transferência, e com o trem metropolitano.
A segunda etapa prevê a racionalização e otimização dos serviços de cada rede integrada, num prazo máximo de dois anos, por meio da implantação de tronco alimentador, operando com bilhetagem eletrônica, terminais de integração e estações pontos e interligação entre terminais. A RIT terá uma integração tarifária entre todas as linhas do sistema metropolitano e a frota de ônibus será formada por veículos pequenos, médios e grandes, em função da demanda a ser transportada.
O sistema de cobrança de tarifa será por bilhetagem eletrônica. O projeto básico para a exploração das linhas integrantes das RITs vai assegurar a combinação dos serviços à população com a cobrança das tarifas, ou seja, une o melhor atendimento ao usuário com o preço justo das passagens, e para que haja um equilíbrio econômico-financeiro do sistema.
LINHAS ALTERADAS |
||
Número |
Município |
Descrição |
4235 |
SANTA LUZIA |
Conjunto Cristina/Belo Horizonte |
4240 |
SANTA LUZIA |
Nova Conquista/Belo Horizonte |
4245 |
SANTA LUZIA |
Belo Vale via Antônio Carlos/Belo Horizonte |
4250 |
SANTA LUZIA |
São Benedito via Colégio/Belo Horizonte |
4255 |
SANTA LUZIA |
São Benedito via São José/Belo Horizonte |
4260 |
SANTA LUZIA |
Duquesa II via Monte Carlo/Belo Horizonte |
4340 |
SANTA LUZIA |
Baronesa/Belo Horizonte |
4345 |
SANTA LUZIA |
Avenida Ásia/Belo Horizonte |
4400 |
SANTA LUZIA |
Residencial da Mata/Bambuzal/Belo Horizonte |
4872 |
SABARÁ |
Ravena – Belo Horizonte |
4887 |
CAETE |
Antônio dos Santos / Ravena / Belo Horizonte |
5405 |
RIBEIRÃO DAS NEVES |
Fortaleza/Belo Horizonte |
5410 |
RIBEIRÃO DAS NEVES |
Paraíso das Piabas/Belo Horizonte |
5415 |
RIBEIRÃO DAS NEVES |
Suely/Belo Horizonte |
5420 |
RIBEIRÃO DAS NEVES |
Residencial Santa Helena/Belo Horizonte |
5450 |
RIBEIRÃO DAS NEVES |
Jardim Primavera via Cristiano Machado |
5605 |
VESPASIANO |
Bernardo de Souza/Belo Horizonte |
5615 |
VESPASIANO |
Jardim Bela Vista/Belo Horizonte |
5670 |
VESPASIANO |
Jardim da Glória/Belo Horizonte |
5710 |
SABARÁ |
Fazenda Severina/Belo Horizonte |
5835 |
VESPASIANO |
Nova York/Belo Horizonte |
7830 |
CONTAGEM |
Parque Fernão Dias Monte Castelo/Belo Horizonte |
7840 |
CONTAGEM |
Conjunto Bela Vista/Belo Horizonte |
7900 |
CONTAGEM |
Santa Cruz/Belo Horizonte |
7905 |
CONTAGEM |
Santa Cruz/Via Expressa/Belo Horizonte |
Confira os postos de venda do Cartão Ótimo
Rua Aquiles Lobo, 504 – Floresta, telefones: 3236-7632 ou 3236-7602;
• Rua Tupinambás, 841 – Centro, telefone: 3201-8967;
• Rua Professor Morais, 216 – Savassi, telefone: 3262-1068.