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17/03/2008

Transporte coletivo da RMBH terá 46 novas linhas de ônibus

O Sistema Metropolitano de Transporte Coletivo contará a partir deste sábado (15/03), com 46 novas linhas de ônibus para atender à demanda e melhorar a qualidade de atendimento do transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Serão beneficiadas cerca de 60 mil pessoas de 15 municípios da RMBH.

Para que fossem integradas ao sistema as novas linhas, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) realizou uma pesquisa de demanda dos usuários, que apontou a viabilidade dos novos itinerários. De acordo com Nelson Alves Santiago Filho, superintendente de Transporte Metropolitano da Setop, “estas linhas propiciarão um melhor atendimento com novas opções de deslocamento no sistema”. 
“Este serviço proporcionará aos usuários uma economia de tempo, pois as viagens serão mais rápidas já que os ônibus circularão por trajetos mais adequados ao desejo da população”, explicou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman..
Dessas 46 linhas apenas quatro passarão pelo centro de Belo Horizonte. Quando a Estação Vilarinho for inaugurada, 21 linhas vão fazer integração com o metrô, beneficiando cerca de 20 mil pessoas. “As linhas previstas para atender o Terminal Vilarinho farão integração física até que o mesmo seja liberado pela CBTU para integração tarifária”, informou o superintendente Nelson Santiago.
A criação das novas linhas foi possível em função da licitação do sistema de transporte público por ônibus da RMBH, realizada recentemente pela Setop e que permite disponibilização de novos serviços como a criação de atendimentos complementares, quando necessários.
Ribeirão das Neves é a cidade que contará com o maior número de novas linhas, 15, seguida de Ibirité com seis novos itinerários e Vespasiano com cinco. As tarifas variam de R$ 1,60 a R$ 3,10, sendo oito preços diferentes.

Implantação do novo modelo do sistema de transporte público

O novo modelo do sistema de transporte público por ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte será implantado em duas etapas: a primeira vai transformar os serviços atuais de 800 linhas e atendimentos complementares em 34 municípios da região metropolitana em sete redes integradas de transportes (RIT). 
Uma rede integrada consiste em um sistema formado por linhas expressas, estruturais e alimentadoras, que serão integradas fisicamente através de terminais e estações de transferência, e com o trem metropolitano.
A segunda etapa prevê a racionalização e otimização dos serviços de cada rede integrada, num prazo máximo de dois anos, por meio da implantação de tronco alimentador, operando com bilhetagem eletrônica, terminais de integração e estações pontos e interligação entre terminais. A RIT terá uma integração tarifária entre todas as linhas do sistema metropolitano e a frota de ônibus será formada por veículos pequenos, médios e grandes, em função da demanda a ser transportada. 
O sistema de cobrança de tarifa será por bilhetagem eletrônica. O projeto básico para a exploração das linhas integrantes das RITs vai assegurar a combinação dos serviços à população com a cobrança das tarifas, ou seja, une o melhor atendimento ao usuário com o preço justo das passagens, e para que haja um equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

Melhorias do novo modelo do sistema de transporte público

O novo modelo, além de oferecer aos usuários as melhorias dos serviços de transporte, vai estabelecer regras de revisão das tarifas, além de melhorar o padrão tecnológico e os critérios de renovação da frota, garantindo a qualidade da oferta de transporte e permitindo a introdução de investimentos em tecnologia. 
Outra meta é a reestruturação da parte operacional, no que se refere aos quadros de horários, padronização de frota, itinerários e integrações físicas e tarifárias com terminais de ônibus e do metrô. Com isto, espera-se que haja um incremento da interligação entre os municípios, o encurtamento dos atuais percursos; o aumento da oferta de destinos aos usuários; a redução do tempo de deslocamento (origem/ destino); a redução dos custos operacionais; a racionalização da frota e da quilometragem mensal; mais conforto e segurança para os usuários e maior freqüência de atendimentos por itinerário. 
Além de se apresentar como um empreendimento atrativo para as empresas com capacidade de investimento para exploração do serviço, o processo vai possibilitar também a disponibilização de novos serviços como a criação de atendimentos complementares, quando necessários, devido à expansão urbana.
Os usuários podem obter informações sobre as novas linhas por meio do telefone 118. A ligação é gratuita. O atendimento é realizado 24 horas por dia todos os dias. Cartazes com o percurso das linhas também estarão disponíveis nos pontos finais.  

Clique aqui e confira anexo com nome, número e tarifas das novas linhas