Notícias

22/10/2008

Sistop investe na capacitação de servidores públicos

O Sistema de Transportes e Obras Públicas, que compreende a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas - Setop - e suas duas autarquias (Departamento de Estradas de Rodagem - DER - e Departamento de Obras Públicas - Deop), chegou a marca de 959 servidores beneficiados com algum tipo de capacitação em 2008.

Dentre os cursos em andamento estão: MBA em Gestão Pública, Mestrado em Engenharia Geotécnica, Pós Graduação com ênfase em Transportes e Obras, Aperfeiçoamento em Gestão na Construção Civil Pública, além de Graduações em diversas áreas e vários outros cursos.

No convênio entre o DER e a Fapemig, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, foram  oferecidos sete cursos para 113 profissionais dentro do PCRH, Programa de Capacitação de Recursos Humanos. Até o final de 2008 o investimento chegará a R$ 954 mil.

Destes sete cursos estão duas pós-graduações no CEFET, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, uma na Escola de Engenharia Kennedy, dois mestrados na UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto, e dois MBAs, um na Fundação Getúlio Vargas e outro no Centro Universitário UNA.

Quatrocentos e setenta e três profissionais do DER já foram capacitados com recursos do orçamento da instituição, de janeiro a setembro deste ano, e outros 284 servidores concluirão até o final do ano. Estes cursos são, em média, de 40 horas, sendo Gestão de Contratos de Obras Públicas, Gestão e Meio Ambiente, Gerenciamento de Projetos, Formação de Pregoeiros, Fiscalização para Resultados e Redação Oficial, alguns deles. Foram aplicados R$ 295 mil.

Através do PADES, Plano de Desenvolvimento do Servidor, são oferecidos cursos de curta duração para as áreas operacionais, financiados pela Seplag, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, e executados pela Fundação João Pinheiro. Atualmente 40 servidores estão matriculados e não existe ônus para o DER.

Somente em 2008 mais de 500 servidores já realizaram outros cursos de reciclagem e diversos seminários sem nenhum ônus para o DER, incluindo-se todo tipo de participação em eventos em Minas Gerais e em outros Estados do país.

"Além dos planos que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão já realiza constantemente, está sendo montando um Plano Plurianual no Sistema de Transportes e Obras Públicas para definir as áreas de interesse onde irão acontecer as reciclagens", afirmou o secretário adjunto da Setop, João Fleury.

Fleury disse que os perfis dos servidores serão levantados e logo após será realizada uma análise dos cargos que ocupam com as respectivas formações, para então serem preenchidas as lacunas de conhecimentos existentes. "Desta forma, o objetivo de formar melhor as pessoas para exercerem suas funções será alcançado", finalizou.

"A nossa missão é a de formação e qualificação voltados para o serviço público dentro da instituição. Contratamos cursos de especialização e mestrado através da Fapemig, ministrados pelo CEFET, Ufop, Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e UNA. E os cursos de treinamento e capacitação através do PADES na Seplag, e outros diretamente pelo DER. Além disso, incentivamos a participação em congressos e seminários que tenham cunho formativo para o servidor na sua área de atuação", afirmou Iara Pinheiro, diretora de Gestão de Pessoas do DER.

"Esta administração tem se preocupado muito com o crescimento profissional, incentivando e estimulando os servidores. Desta forma, as pessoas trabalham com mais empenho e interesse, já que estarão melhor capacitadas para desempenharem suas funções", comentou Sheila Maria Gonçalves, diretora de Planejamento Gestão e Finanças do Deop.

Segundo Simone Lins Jansen, diretora de Recursos Humanos da Setop, além da motivação e benefícios nas carreiras, a implantação do PADES contribuiu para que os servidores se conscientizem da necessidade de aperfeiçoamento profissional, além de possibilitar às chefias um entrosamento maior quanto às realidades de suas áreas.

"Através do PDG, Programa de Desenvolvimento dos Gestores, 33 servidores, responsáveis pelas Unidades Administrativas da Setop, estão sendo capacitados, pela Fundação Dom Cabral, visando a ampliação da profissionalização e o desenvolvimento gerencial. O curso é dividido em quatro módulos e será concluído em novembro deste ano", finalizou Simone.