Notícias

13/11/2008

Nova Estação Ponto agrada usuários

Todos os dias, a vendedora ambulante, Rose Tomaz, 35, sai de casa às 08 horas da manhã e vai para o ponto de ônibus no bairro Suely, em Ribeirão das Neves. De lá, dentro do ônibus 5415 segue para a Região Hospitalar de Belo Horizonte, onde, desde domingo (9), trabalha com seu carrinho de pipoca e amendoins.

“A minha expectativa com a nova Estação Ponto é grande. O ponto está mais organizado, pois o espaço é grande e já economizamos tempo com o novo trajeto saindo do grande fluxo. Saio daqui às 20 horas e com o deslocamento das pessoas pra cá, já estou conseguindo vender bem minhas pipocas”, comentou.

Nova Estação Ponto agrada usuários 2.JPG
Foto: Divulgação DER

A nova Estação Ponto começou a funcionar domingo (09/11), onde 25 linhas metropolitanas (confira abaixo) deixaram de circular na área hospitalar, incluindo a avenida Alfredo Balena e a Alameda Ezequiel Dias. Com isso, o tempo hoje percorrido pelos ônibus diminuiu se comparado ao trajeto anterior.

A Estação que fica na avenida Bernardo Monteiro, está localizada entre as avenidas Francisco Sales e dos Andradas e o desembarque acontece no canteiro central, através de mão inglesa na avenida Bernardo Monteiro, no trecho entre avenida dos Andradas e avenida Francisco Sales.

De acordo com o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, a criação da Estação Ponto é mais uma melhoria realizada para os usuários do transporte coletivo. “É fundamental termos um sistema de transporte mais racional com melhoria da operação e com as regiões bem definidas para levar mais mobilidade aos usuários”, falou.

Até que sejam concluídas as obras de ampliação do Boulevard Arrudas, que inclui a cobertura do ribeirão Arrudas na área onde se situa a Estação, o retorno aos bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte será realizado por meio de uma solução de trânsito estudada pela BHTrans e já implantada para atender a travessia do Ribeirão Arrudas.
  
Para chegar ao terminal, a partir da Praça da Estação, os ônibus seguirão pela avenida dos Andradas até a avenida Bernardo Monteiro. O retorno a partir da Estação Ponto será pela avenida Francisco Sales ao lado do viaduto, atravessando a avenida dos Andradas e seguindo por esta em direção a praça da Estação. A partir da avenida dos Andradas seguirão o itinerário normal. Os usuários que precisam ir ao Hospital do Ipsemg, Centro Geral de Pediatria ou outro estabelecimento da alameda Ezequiel Dias, poderão descer nos pontos de embarque e desembarque implantados na avenida dos Andradas, sentido Bairro/Centro, esquina com alameda Ezequiel Dias, e no sentido Centro/Bairro, na avenida dos Andradas, número 1.199.

E não foi apenas a Rose que gostou das novas instalações. As mudanças agradaram também o porteiro Josias Rodrigues Santana. Para ele, que trabalha na região há sete anos, o novo trajeto melhora o trânsito e agiliza o embarque e desembarque. “Pego o 5506 A e aqui temos um espaço maior, com mais conforto e segurança para entrar e sair dos ônibus. Ficou mais organizado”, finalizou.

Bilhetagem eletrônica
Outra novidade que também agradou os usuários é a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).  Os testes começaram no início do mês de novembro, com a distribuição de mil cartões magnéticos, utilizados em sistema de teste para os equipamentos: validadores, leitores de cartão, antenas e o software, instalados na frota, em cerca de 2,6 mil ônibus metropolitanos, gerenciados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).
 

Nova Estação Ponto agrada usuários 3.JPG
Foto: Divulgação DER

Auxiliar de enfermagem há dois anos, Silvana Mara trabalha na Região Hospitalar e quatro dias na semana utiliza o transporte metropolitano. Moradora do bairro Jardim Primavera, em Ribeirão das Neves, ela aguarda a linha 5450 e se diz satisfeita com as mudanças realizadas. “O cartão magnético vai trazer uma segurança pra gente, já que não precisamos andar sempre com dinheiro e nem abrir a carteira na rua. E a mudança dos pontos organizou demais o momento que embarcamos e a visualização do ônibus que vem”, comemorou.


 
Batizado de cartão Ótimo, os cartões magnéticos começaram a ser vendidos no dia 10 de novembro, e os primeiros compradores são as empresas para atendimento aos funcionários, em substituição ao uso do vale-transporte. Dentro de 60 dias deverá ser iniciada a venda avulsa para o consumidor particular, beneficiando profissionais autônomos, estudantes empregados domésticos.  A implantação do sistema de bilhetagem eletrônica ficou sob a responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram).
 
“A substituição do sistema antigo (vales-transportes) para o cartão magnético, acontecerá de forma gradativa", falou Noman. Ele acredita que, dentro de um período estimado de seis meses, a implantação da bilhetagem na região metropolitana estará concluída. "Estamos alguns meses adiantados no cronograma que começou a contar a partir de março", disse.

A aquisição do Cartão Ótimo deverá ser solicitada pelas empresas compradoras de vale-transporte, ao agente credenciado, por meio do site www.otimoonline.com.br e do SAC / Sintram, telefone 3516-6000. O cartão é fornecido em sistema de comodato, por isto não tem custo. Para segurança do passageiro, ele tem um chip e numeração individual. A partir do registro dos créditos no cartão, o passageiro poderá utilizá-lo em qualquer linha do sistema metropolitano.

             LINHAS ALTERADAS

Número

Município

Descrição

4235

SANTA LUZIA

Conjunto Cristina/Belo Horizonte

4240

SANTA LUZIA

Nova Conquista/Belo Horizonte

4245

SANTA LUZIA

Belo Vale via Antônio Carlos/Belo Horizonte

4250

SANTA LUZIA

São Benedito via Colégio/Belo Horizonte

4255

SANTA LUZIA

São Benedito via São José/Belo Horizonte

4260

SANTA LUZIA

Duquesa II via Monte Carlo/Belo Horizonte

4340

SANTA LUZIA

Baronesa/Belo Horizonte

4345

SANTA LUZIA

Avenida Ásia/Belo Horizonte

4400

SANTA LUZIA

Residencial da Mata/Bambuzal/Belo Horizonte

4872

SABARÁ

Ravena - Belo Horizonte

4887

CAETE

Antônio dos Santos / Ravena / Belo Horizonte

5405

RIBEIRÃO DAS NEVES

Fortaleza/Belo Horizonte

5410

RIBEIRÃO DAS NEVES

Paraíso das Piabas/Belo Horizonte

5415

RIBEIRÃO DAS NEVES

Suely/Belo Horizonte

5420

RIBEIRÃO DAS NEVES

Residencial Santa Helena/Belo Horizonte

5450

RIBEIRÃO DAS NEVES

Jardim Primavera via Cristiano Machado

5605

VESPASIANO

Bernardo de Souza/Belo Horizonte

5615

VESPASIANO

Jardim Bela Vista/Belo Horizonte

5670

VESPASIANO

Jardim da Glória/Belo Horizonte

5710

SABARÁ

Fazenda Severina/Belo Horizonte

5835

VESPASIANO

Nova York/Belo Horizonte

7830

CONTAGEM

Parque Fernão Dias Monte Castelo/Belo Horizonte

7840

CONTAGEM

Conjunto Bela Vista/Belo Horizonte

7900

CONTAGEM

Santa Cruz/Belo Horizonte

7905

CONTAGEM

Santa Cruz/Via Expressa/Belo Horizonte