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21/01/2008

Motoristas profissionais aprovam rodovias mineiras

Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), junto a 724 motoristas profissionais do transporte intermunicipal e metropolitano de passageiros, além dos transportadores de cargas mostrou que 75% dos entrevistados constataram obras de melhorias realizadas pelo Governo de Minas nas rodovias estaduais.

Destes, 83,2% classificaram as intervenções como ótimas, boas ou regulares, sendo que 90,4% dos transportadores de cargas aprovaram as obras. Este índice chega a 83,15% quando avaliado pelos profissionais do transporte intermunicipal, e a 80% pelos motoristas do metropolitano.

Os entrevistados também notaram melhoria no fluxo após as obras. Para 61,8% deles, o trânsito melhorou nos trechos recuperados. Essa mudança foi melhor percebida pelos transportadores de carga (91,7%).

As condições gerais do pavimento foram avaliadas como satisfatórias (entre ótimo, bom e regular) por 63,7%. Neste quesito, as três categorias têm opinião parecida.  Os transportadores de cargas são os mais satisfeitos, 66,2%, seguidos dos motoristas intermunicipais com 63,8% e dos profissionais do transporte metropolitano, 62,3%.

O índice de acidentes presenciados também caiu após a realização das intervenções. Dos motoristas entrevistados, 68%  presenciaram ou conheciam alguém que tenha visto, algum acidente nas rodovias sob responsabilidade do Estado - as MGs. Porém, entre os que notaram obras nos trechos onde atuam, este índice caiu para 30,6%.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas em exercício, João Antônio Fleury Teixeira, falou sobre a importância deste trabalho. "Vamos divulgar os resultados obtidos nesta pesquisa entre os sindicatos, entre as regionais do DER e demais órgãos envolvidos no setor para termos mais um instrumento de avaliação das medidas tomadas pelo Governo. A opinião dos usuários é muito importante para validação do nosso trabalho", afirmou.

Para o diretor-geral do DER/MG, José Élcio Santos Monteze, "os resultados desta pesquisa vão ajudar muito na execução dos trabalhos a partir de agora". Ele informou que o planejamento será feito tendo como base a percepção dos usuários. "Realizaremos também outros levantamentos técnicos na malha mineira", comentou.

Características da Pesquisa

Foram computadas as respostas fornecidas pelos motoristas profissionais de ônibus e caminhões, com predominância do sexo masculino. As categorias analisadas foram as de motoristas de transporte de cargas e de passageiros, sendo esta última subdividida entre transporte de passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte e transporte de passageiros das demais regiões do Estado.

Colaboraram na aplicação da pesquisa os  sindicatos das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Sindpass), das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintran) e o das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg).

Os formulários foram encaminhados, pelos sindicatos envolvidos aos locais de trabalho dos entrevistados, sendo avaliadas as seguintes modalidades: segurança viária, sinalização, obras de melhoria, manutenção e conservação e praças de pesagem, sendo este exclusivo para o transporte de cargas.  

Ações

Em 2007, o Estado investiu R$ 1,1 bilhão em obras nas rodovias de Minas e, para 2008, estão orçados cerca de R$ 1,2 bilhão. Ano passado, foram investidos R$ 250 milhões no ProAcesso e para este ano, estão estimados cerca de R$ 800 milhões em investimentos. Em 2008, serão realizadas simultaneamente 83 obras viárias em todo o Estado, o que justifica este volume significativo de recursos no programa.

Os trechos já concluídos do ProAcesso somam 1.594 quilômetros dos 5.572 que o programa irá executar. 48 obras estão em andamento ou em fase inicial, que totalizam 1.183 quilômetros. Quarenta trechos  estão em licitação ou com autorização para início do processo licitatório, totalizando 1.088 quilômetros.

Também para 2008, o ProMG Pleno será ampliado e terá investimentos importantes que vão atingir cerca de R$ 220 milhões, recuperando 1,4 mil quilômetros de rodovias. Outros R$ 82 milhões serão alocados para recuperação de estradas.

consulte a pesquisa completa