Notícias

05/08/2008

Operação Transporte Seguro combate perueiros

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (4) mais uma operação conjunta realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, DER/MG, BHTrans e Polícia Militar com o intuito de coibir o transporte clandestino de passageiros. As blitze, que começaram às 6 horas da manhã, aconteceram, inicialmente, em três pontos fixos da Capital e após um tempo passaram a ser itinerantes até as 11 horas.

Foram abordados 80 veículos, 53 autos de infração lavrados, 12 veículos apreendidos, 11 documentos veiculares recolhidos, oito boletins de ocorrência lançados, oito veículos retidos e liberados após regularização, três carteiras de habilitação apreendidas e dois condutores autuados por não portarem carteira de habilitação.

"Para esta blitz foi feita uma ordem de operações, que será utilizada também em outras intervenções, com um planejamento estratégico em que ficou definida a missão, a composição em equipamentos e pessoal e o nome de todos os fiscais envolvidos. Tudo isso de comum acordo e com muito entrosamento entre os órgãos do Estado", avaliou o diretor de Fiscalização do DER, Paulo Diniz.

O diretor comentou, também, que estas operações de campo são extremamente necessárias, mas afirmou que o mais importante é a mudança da legislação vigente. "É clara a necessidade de uma nova legislação objetivando aumentar a penalidade para aqueles que realizam o transporte clandestino".

De 1º de janeiro a 30 de junho deste ano a fiscalização abordou 206.896 veículos nas rodovias sob responsabilidade do DER, visando todo tipo de irregularidade. Nas 9.356 blitze foram apreendidos 1.180 veículos, sendo 92% deste número por realizar o transporte clandestino.

Participaram da operação de hoje 15 viaturas e 48 profissionais.

A expectativa do DER é de que com a intensificação da fiscalização na Região Metropolitana de Belo Horizonte e nas regiões de Montes Claros e Jequitinhonha aconteça a redução de aproximadamente 70% do transporte clandestino.

Atualmente, 8.767 veículos estão cadastrados no DER para realizar o transporte intermunicipal fretado de passageiros, destes 1,5 mil são vans.

Antes de assinar contrato de fretamento, o interessado deve procurar saber as condições dos veículos. Por meio do telefone (31) 3379-1124 o DER informa as condições dos veículos cadastrados para a prestação do serviço.