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06/05/2008

Linha Verde: usuários da MG-010 contarão com Unidade de Atendimento Integrado

Os usuários dos 22 quilômetros da MG-010, que integram a Linha Verde, na região metropolitana de Belo Horizonte, contarão, ainda neste ano, com uma rede de assistência aos motoristas. O UAI- Linha Verde (Unidade de Atendimento Integrado ao Usuário da Linha Verde), disponibilizará serviços de  reboque, segurança e limpeza da via expressa de acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

De acordo com o diretor-geral do DER, José Élcio Santos Monteze, o modelo a ser adotado na MG-010 será semelhante ao utilizado em rodovias paulistas. Os custos dos serviços vão ficar a cargo do Estado e não haverá cobrança direta ao motorista. Monteze informa, ainda, que duas viaturas irão operar 24 horas por dia no trecho, bem como o sistema de guincho para remoção de veículos que estiverem obstruindo a via. “Neste caso, o veículo será removido até a um ponto seguro, onde o condutor poderá tomar todas as providências necessárias”, disse Monteze.

Quatro câmeras de monitoramento online serão instaladas em pontos estratégicos e o trecho contará com uma central de informações de natureza turística e geral. Em caso de necessidade de atendimento médico e socorro haverá o suporte do Corpo de Bombeiros e do Samu.

Todos os serviços de assistência ao usuário da MG-010 terão um custo de aproximadamente R$200 mil reais/mês para o Estado. “Estamos oferecendo ao usuário da Linha Verde um serviço de apoio que trará mais tranqüilidade para os condutores de veículos. É importante ressaltar que não se trata de uma concessão rodoviária, mas apenas de prestação de serviço gratuita que irá inibir o infrator e dar mais segurança a todos que utilizam a via”, informa o diretor-geral.

O DER já está preparando o edital de licitação pública para a escolha da empresa que irá prestar os serviços.

Obras

Para a conclusão da Linha Verde faltam apenas a entrega dos complexos de viadutos da Avenida Bernardo Vasconcelos e do Anel Rodoviário. No complexo da Bernardo Vasconcelos, estão adiantadas as obras do viaduto bifurcado de acesso à avenida Cristiano Machado e ao Minas Shopping. O viaduto da via 710 foi liberado no final do ano passado e serve de retorno (no sentido Centro) para quem sai do shopping, ou para quem vai pegar a Bernardo Vasconcelos. Neste trecho, também está sendo construída uma passarela para pedestres sobre a Cristiano Machado. Os cruzamentos da Cristiano Machado com as avenidas Sebastião de Brito e Waldomiro Lobo foram readequados e já estão concluídos.

No cruzamento com o Anel Rodoviário, na altura do bairro São Paulo, estão sendo construídos sete viadutos, quatro no Anel Rodoviário e três na Cristiano Machado, que estão quase concluídos. Nessa região, o ponto de cruzamento será deslocado para oeste e atual interseção da avenida será mantida e conectada à praça rotatória (Estação São Gabriel) e à MG-020, acesso a Santa Luzia. Serão incluídas ainda novas travessias em níveis diferentes, que permitirão a manutenção do tráfego direto, sem semáforos, ao longo da avenida e do Anel Rodoviário.

Paisagismo na MG-010

A MG-010 está ganhando um novo visual com as obras do projeto paisagístico da rodovia, trecho final da Linha Verde.
Os trabalhos buscam integrar o trecho de 22 quilômetros da MG 010 – entre Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves – com o meio ambiente, ou seja, os aspectos ambientais da “paisagem” construída, com os aspectos paisagísticos do meio natural, no entorno da rodovia.

O projeto é o primeiro feito especialmente para uma rodovia mineira e está sendo realizado por meio de licitação feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER).

Orçado em cerca R$ 5 milhões, o paisagismo vai recuperar as áreas degradadas pela intervenção da rodovia refazendo a cobertura florestal com plantios de árvores, semeaduras, contenções de erosões, serviços de drenagem e outras técnicas de engenharia ambiental. As intervenções serão feitas também nos canteiros centrais, pontos de ônibus e áreas de domínio.

O projeto emprega o plantio de árvores e arbustos ao longo da rodovia para quebrar a monotonia do percurso, levando em conta a segurança, a visibilidade e o conforto. Ele vai ajudar também a reduzir os custos de manutenção da rodovia, combater a erosão e consolidar as áreas de entorno.

Segundo o diretor-geral do DER, José Élcio Monteze, o projeto paisagístico, além da recuperação das áreas degradadas vai contribuir para uma maior segurança da rodovia, uma vez que a vegetação ajudará a sinalizar curvas, cruzamentos e vai diminuir o ofuscamento provocado pelas luzes de faróis à noite.