Notícias

15/12/2008

Seminário discute novas abordagens para reduzir os acidentes de trânsito

Na próxima terça feira, dia 16 de dezembro, Belo Horizonte irá sediar o I Seminário Brasileiro e o I Seminário Mineiro sobre Sono, Drogas e Trânsito.

O evento será realizado no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem - DER-MG, na Avenida dos Andradas, 1120, 11º andar, próximo ao Parque Municipal.

Programado para a parte da manhã e à tarde, o seminário busca ressaltar a importância da correlação entre sono, drogas e aumento do número de acidentes no trânsito. E, também, facilitar uma atuação articulada entre os diferentes segmentos do poder público e da sociedade para reduzir estes acidentes.

O evento é uma promoção do DER-MG em parceria com a Fundação Nacional do Sono - FUNDASONO, com sede na Grande Belo Horizonte.

A programação inclui debates, palestras, “cases” empresariais, e apresentação de tecnologias inovadoras relacionadas ao tema.

Participarão do seminário, além de autoridades ligadas ao setor de trânsito e transportes, especialistas com atuação em Minas Gerais e São Paulo. Entre eles, Rubens Reimão, neurologista e professor da USP, pioneiro da Medicina do Sono no Brasil; Jerome Baron, neurocientista, pós-doutor pelo Max Planck Institute (Alemanha) e atualmente professor do ICB-UFMG; Délio Campolina, presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia; e Dirceu Valladares, presidente da FUNDASONO, que está disponível para o atendimento à imprensa, pelo telefone (31) 99723719.

Os interessados em participar I Seminário Brasileiro sobre Sono, Drogas e Trânsito devem entrar em contato com o Departamento de Educação no Trânsito do DER-MG ou com a FUNDASONO, pelos telefones, respectivamente, (31) 32351001 e (31) 32863301.

I SEMINÁRIO BRASILEIRO E I SEMINÁRIO MINEIRO SOBRE SONO, DROGAS E TRÂNSITO
Data: 16/12/2008   Local: Auditório do DER/MG

PROGRAMAÇÃO :

 8h 30

ABERTURAJosé Elcio Santos Monteze – Diretor-geral do DER/MG.

9h 00

 PALESTRA: Cognição, suas alterações e o risco de acidentes Jerome Baron, Neurocientista, Phd, Professor do ICB -UFMG

9h 30

PALESTRA: Transtornos do sono e seu impacto no trânsitoRubens Reimão - Neurologista, doutor e professor da USP, pioneiro no Brasil em Medicina do Sono.

10 horas

INTERVALO

10h 15

PALESTRA: Álcool e outras drogas: efeitos sobre o comportamento e riscos no trânsitoDélio Campolina - Médico coordenador da Unidade de Toxicologia do Hospital João XXIII e presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia.

11h 00

DEBATEMediador: José Mol - Psiquiatra, mestre em Educação Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de Havana (Cuba), membro da diretoria da Fundasono.

12 horas

ALMOÇO

14 horas

PALESTRA: Transtornos psiquiátricos, medicamentos e riscos no trânsitoMaurício Viotti - Psiquiatra, doutor pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), professor de psiquiatria da UFMG.

14h30

APRESENTAÇÃO DE CASES EMPRESARIAIS:- Empresa São Gonçalo- Companhia Vale - Patrus Transportes Urgentes

15 horas

PALESTRA: Novas Tecnologias e sua aplicabilidade no trânsito e na segurança viáriaHermes Aguiar Magalhães - Engenheiro eletrônico, mestre pelo ITA, doutor pela UFMG.

15h 30

PROPOSTA: Pesquisa sobre sonolência e drogas numa população de 3.000 motoristas profissionais, como subsídio para uma política de prevenção de acidentes Dirceu Valladares - Psiquiatra, especialista em Medicina do Sono pela Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), presidente da Fundasono e diretor da Clínica do Sono.

16h 15

INTERVALO

16h 40

DEBATEMediador: Dirceu Valladares  

17h 30

 ENCERRAMENTO