Notícias

03/07/2008

DER/MG realiza blitz educativa na MG-010

As equipes de Educação no Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), do Núcleo de Humanização do Trânsito do Instituto Newton Paiva (NHTRANS) e da Polícia Militar (PMMG) que acreditam na máxima, “educar: para termos um trânsito melhor e mais seguro”, vai realizar amanhã (04/07), uma blitz educativa, no período de 09 h às 11h30, na MG-010, km 17 (bairro Morro Alto).

O objetivo da blitz é conscientizar os motoristas sobre questões como a nova lei do álcool durante a condução de veículo, excesso de velocidade, uso do cinto de segurança e celular. Segundo a educadora no trânsito do DER, Rosely Fantoni, a nova lei, mais severa com os condutores de veículos que dirigem alcoolizados representará uma redução significativa no número de acidentes.

Mais de 36 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Abead), em 61% dos acidentes o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Entre os casos fatais, o índice sobe para 75%.

Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que 30% das vítimas de acidentes de carro que deram entrada nos hospitais tinham bebido ou se drogado. A mesma pesquisa revelou que 55% dos acidentes aconteceram nas noites de sexta-feira, sábado ou domingo.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), todos os anos, cerca de 500 mil pessoas ficam feridas em acidentes de trânsito no Brasil. Aproximadamente cem mil ficam com seqüelas permanentes. De três a quatro mil pessoas ficam paraplégicas ou tetraplégicas.