Notícias

26/02/2008

DER cria comissão para a implantação do Programa Ambientação

Após assinar o Termo de Adesão do Programa Ambientação – Educação Ambiental em Prédios do Governo de Minas Gerais; o DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, criou uma Comissão Setorial com o objetivo de implantá-lo.

Desenvolvido e implantado pela FEAM, Fundação Estadual do Meio Ambiente, o Programa tem o objetivo de promover o consumo consciente e melhorar a qualidade de vida no local de trabalho, incentivando os funcionários da administração pública a mudar de comportamento e assumir atitudes ambientalmente corretas no dia-a-dia.    

No DER, um Plano de Ação foi definido no dia 12 de fevereiro visando a implementação das ações do Programa Ambientação. Os membros designados dentro da instituição já realizam levantamentos históricos de consumo de janeiro de 2007 à janeiro deste ano. Os profissionais estão formulando a apresentação dos levantamentos para a Diretoria Colegiada do Departamento.

Após reuniões realizadas entre os funcionários do DER e a Comissão Gestora do Ambientação, foram levantados todos os pontos referentes ao Programa, focando seus objetivos. Também foi discutida a adequação do mesmo à realidade da instituição, além do levantamento de dados para subsidiar o planejamento das ações pela Comissão Setorial.

Algumas ações foram inicialmente delineadas, dentre elas a realização de um pré-diagnóstico do consumo de energia elétrica, água, papel A4, copo descartável e conseqüentemente do resíduo descartado.

“Acredito muito no Programa e esperamos, dentro do prazo previsto, alcançar todas as metas estipuladas. O Ambientação representa um ganho imenso, tanto para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, quanto para a redução de custos da instituição”, afirmou a presidente da Comissão Setorial, Elizabeth Lucas Rodrigues Nassau,

Um grupo de facilitadores também foi convidado pela Comissão Setorial para que participem como voluntários do Programa. Eles serão incumbidos de realizar o monitoramento do consumo em suas áreas. A listagem com os nomes deve ser definida em 1º de abril para que seja feita a capacitação. Posteriormente, será feita a capacitação com o pessoal que trabalha nos serviços gerais.