Notícias

02/09/2011

Sinalização e segurança viária em debate

Depois de três dias de palestras, terminou o Seminário de Sinalização e Segurança Viária elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), em parceria com a Associação dos Engenheiros do DER/MG (Assender), com objetivo de proporcionar a troca de experiências sobre as novas tecnologias aplicadas no setor.
Dentro da programação do seminário foi realizado um curso intensivo relacionado ao tema, que reuniu cerca de 200 profissionais que atuam no serviço público e na iniciativa privada, além de estudantes universitários.

 
Um dos temas de destaque deste evento foi a Auditoria de Segurança Viária, que apresentou como case de destaque o projeto de sinalização viária da Linha Verde, no trecho de 22 km da rodovia MG-010, entre Belo Horizonte e o Aeroporto Tancredo Neves. O trabalho de Auditoria, considerado como pioneiro no Brasil, realizou neste segmento rodoviário uma revisão minuciosa de toda a sinalização para qualificá-la entre as melhores vias do Brasil de nível internacional.

Com um investimento de R$ 18 milhões em tecnologias de ponta de sinalização na MG-010, foram instalados “vibraline” (faixa com sonorizadores), amortecedores de impacto na bifurcação, delimitadores cilíndricos nas entradas e saídas da via, placas com películas refletivas com alta visibilidade noturna, delineadores de concreto, além de ser a primeira a utilizar defensa de tripla onda que são capazes de absorver fortes impactos.
 
“Uma boa sinalização viária reduz em 80% o grau de gravidade de um acidente” afirma o engenheiro do DER/MG Walmir Zuccheratti, um dos responsáveis pelo projeto de sinalização da MG-010 e palestrante do evento. “Atitudes e conceitos podem ser estruturados para conscientização dos profissionais envolvidos, tanto quanto dos usuários de uma via, para que acidentes e mortes sejam levadas a um grau muito menor do que o atual”, acrescenta Zuccheratti.
 
Curso Intensivo
 
Especialista da Universidade Federal Fluminense e palestrante em diversos países, Nelson Mattos, que ministrou um curso de 16 horas/aula, se manifestou surpreso com a grande presença de estudantes dispostos a ampliarem seu conhecimento em sinalização viária. “É uma surpresa e uma felicidade descobrir, neste curso de curta duração, a presença forte de jovens estudantes em busca de um conhecimento especializado e tão necessário importante da segurança viária”, concluiu o professor. 
 
Para Mattos, uma maior conscientização do corpo técnico, faz com que ao final do processo, tanto na parte de projeto, quanto na parte de execução da obra, tenhamos como resultados maior segurança e tranquilidade para os usuários, além de diminuir, a cada nova interferência na sinalização, o número de acidentes e, consequentemente, aumentar o número de vidas salvas em nossas estradas.

Assessoria de Comunicação

Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG
(31) 3235-1453 e   3235-1039
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – Setop
(31) 3915-8287, 8285 ou 8289

Foto: Bernadete Amado