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04/04/2011

Novo viaduto na Avenida Antônio Carlos é liberado

Com 352,69 metros de extensão por 9 metros de largura, o viaduto é parte do conjunto de obras da duplicação da Avenida Antônio Carlos executadas pelo Governo de Minas em parceria com o município de Belo Horizonte. A segunda fase de melhorias na avenida no trecho de 2,2 quilômetros, entre a rua Operários e o Complexo da Lagoinha, recebeu recursos da ordem de R$ 250 milhões, sendo R$ 190 milhões do Governo do Estado e R$ 60 milhões da Prefeitura.

Os recursos foram aplicados na construção de oito viadutos, com passarelas acopladas, alargamento e pavimentação de pistas, desapropriações e outras obras.

Na avaliação do secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, a conclusão de mais um viaduto na Antônio Carlos vai facilitar o fluxo de veículos no entorno da via. “É uma obra muito importante para a melhoria do trânsito de Belo Horizonte, sobretudo para quem busca acesso ao vetor norte da Capital. Estamos entregando agora esse viaduto complementar, de uso exclusivo para transporte coletivo, que vai facilitar o acesso de diversos bairros ao hipercentro de Belo Horizonte”, destaca.  

De acordo com Melles, nos últimos anos, o Governo de Minas tem desenvolvido diversas ações para revitalizar e impulsionar o desenvolvimento da área Norte da Região Metropolitana, “estimulando o crescimento da capital para onde ela tem que crescer. Uma das principais iniciativas foi a construção da Linha Verde”, relata.

Segundo o diretor- geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Santos Monteze, “quem trafega pela nova Antônio Carlos, hoje, com destino às regiões Norte e Nordeste e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, percebe claramente as mudanças proporcionadas pelas pistas mais largas e a maior fluidez no tráfego”, afirma.


A nova Antônio Carlos beneficia diretamente as pessoas que moram ou trafegam nas suas imediações, facilita o acesso do trabalhador ao centro e contribui para o desenvolvimento do vetor norte da capital mineira, com repercussão direta na vida dos belorizontinos e moradores da região metropolitana da capital. A nova via contribui, ainda, para desenvolver a economia de Belo Horizonte e Região Metropolitana, melhorar as condições sociais e a qualidade de vida da população e estimular o potencial da capital mineira para o turismo de negócios, com a atração de feiras e eventos nacionais e internacionais.


O que já foi entregue


Antes das obras, a Antônio Carlos possuía no trecho de 2,2 quilômetros duplicados apenas uma pista por sentido com três faixas de rolamento cada uma. Com a ampliação, passou a ter quatro faixas por pista, além de uma terceira pista, com duas faixas exclusivas para o fluxo de ônibus. Também foram construídos oito novos viadutos para facilitar especialmente o acesso aos bairros adjacentes.


Na altura da rua Rio Novo, o viaduto complementou o Complexo da Lagoinha, atendendo às interligações do Viaduto Leste e da rua Célio de Castro com a avenida Pedro II, além das ruas Bonfim, Itapecerica e Além Paraíba. Estas ligações ficam disponíveis também para o viaduto Oeste e para a Avenida Cristiano Machado.


Na rua Formiga, próximo ao conjunto IAPI, os viadutos e soluções viárias em desnível  promoveram a interligação da região do bairro São Cristóvão com a dos bairros Lagoinha e Bom Jesus.
A interseção da rua Araribá, com o viaduto em mão dupla, substituiu a transposição da avenida Antônio Carlos, que antes era feita pela rua Jequitaí, por meio da ligação da rua Serra Negra e imediações, e possibilitou o reposicionamento dos veículos dos bairros Bom Jesus e São Cristóvão, com forte impacto na região do Hospital Belo Horizonte.


O viaduto, em mão dupla direcional, interligando a rua dos Operários com a avenida Paranaíba, promoveu a ligação da região dos bairros Cachoeirinha e Bom Jesus com São Cristóvão e Renascença.
 
Mudança na circulação de veículos


Com a liberação do viaduto, o acesso dos ônibus ao Viaduto A, em direção a pista exclusiva (busway), será todo realizado pela Avenida Oipoque. Os veículos leves e caminhões deverão utilizar o outro acesso, pela rua 21 de Abril.

Com o retorno do transporte coletivo à pista exclusiva de ônibus, três pontos de embarque e desembarque que funcionam provisoriamente na pista mista da Avenida Antônio Carlos, sentido Bairro / Centro, retornarão à busway. Monitores e agentes da BHTrans irão orientar a população no local, além de monitorar o tráfego de veículos e pedestres.


Itinerários para acesso à Av. Antônio Carlos

Acesso do Transporte Coletivo à pista exclusiva (busway) - ...Rua Curitiba, Rua 21 de Abril, Viaduto A, Busway da Av. Antônio Carlos...

Veículos leves, caminhões e transporte coletivo em direção a Pedro II, Nossa Sra. de Fátima e Rua Itapecerica - ...Rua Curitiba, Avenida Oiapoque, Viaduto A, e opções para  Av. Antônio Carlos... (ver Mapa fornecido pela BHTrans)

Assessoria de Comunicação

Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG)
(31) 3235-1453
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)
(31) 3915-8287 / 8788


Mapa fornecido pela BHTrans

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