Notícias

23/08/2011

Obras de pavimentação prometem impulsionar o turismo em Monte Verde

Equipe do DER/MG vistoria obras no trecho entre Camanducaia a Monte Verde Ver galeria de fotos CAMANDUCAIA (19/08/11) - As obras complementares de restauração do pavimento, e implantação e pavimentação de praça de pesagem da rodovia que liga o município de Camanducaia, no Sul de Minas, ao distrito de Monte Verde serão totalmente concluídas até junho de 2012, com recursos 100% garantidos.

A informação é do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Santos Monteze, que esteve no local vistoriando o andamento das obras.

Monteze percorreu o trecho acompanhado do diretor de infraestrutura do DER, Marcos Frade, e de técnicos do departamento. Durante a visita, ele afirmou que os recursos para as obras são exclusivamente provenientes do Tesouro do Estado e estão assegurados para a pavimentação e sinalização definitiva da via. “Estamos destinando recursos da ordem de R$ 12,8 milhões, o que vai permitir obras de melhoramentos e pavimentação da rodovia numa extensão de 8,7 quilômetros, oferecendo ao usuário uma estrada de excelente qualidade, segura e bem sinalizada”, explicou.

As obras integram o Programa de Construção, Ampliação e/ou Reforma de Estradas Turísticas e Ecológicas, contempladas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). O objetivo é atender à expressiva demanda do tráfego de acesso ao distrito, destino turístico de muitas pessoas, inclusive procedentes de outros estados.

O diretor-geral do DER destacou, ainda, que esta é a segunda fase das obras. “Na primeira fase, os recursos alocados no valor de R$ 8 milhões foram direcionados para reconstrução e sinalização do pavimento em alguns trechos e a reconstrução total de alguns segmentos em função do nível de degradação. Essas intervenções profundas são mais onerosas. Além disso, a topografia acidentada da região, localizada na Serra da Mantiqueira, aliada às grandes precipitações pluviométricas e às restrições da largura da faixa de trabalho, por força de questões ambientais, dificultaram a implantação do projeto” relatou.

Segundo Monteze, a conclusão das obras é a porta de entrada para impulsionar o turismo. Ele confirmou que o andamento das intervenções está adequado e dentro do cronograma previsto pelo DER. Além do trecho Camanduacaia-Monte Verde, a equipe do DER vistoriaram os trechos Cordislândia-Monsenhor Paulo e São Gonçalo Sapucaí-Cordislândia, ambas integrantes do programa Proacesso.

Turismo

O distrito de Monte Verde encontra-se localizado no alto da Serra da Mantiqueira, a 170 km de São Paulo e a 483 km de Belo Horizonte. Com temperaturas variando entre 28 graus no verão e 10 graus negativos no inverno, e geadas, forma-se linda paisagem em uma combinação de verde, gelo e céu azul. Trata-se um local agradável e prazeroso em todas as estações do ano.

Fonte: DER/MG
Assessoria de Comunicação

Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG)
(31) 3235-1453 / 1039
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)
(31) 3915-8287 / 8285 / 8289