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18/05/2011

Média anual de quilômetros pavimentados aumenta 120% no Estado

Uma radiografia da malha rodoviária estadual comprova: o Governo de Minas mais que duplicou a média anual de quilômetros pavimentados nos últimos oito anos. Segundo os dados do órgão, até o ano de 1958 havia apenas 233 quilômetros pavimentados em Minas Gerais.

Após 44 anos, em 2002, o Estado já possuía 14 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, o que indica uma produção média anual de 313 quilômetros asfaltados. Mas no período de 2003 a 2010, em apenas oito anos, a malha estadual pavimentada chegou a 19,3 mil quilômetros, o que aponta uma média de 693 quilômetros pavimentados anualmente, e revela um crescimento na produção média anual em mais de 120%.

"Os últimos oito anos significaram o renascimento do setor rodoviário em Minas. Em 2010, somente com o Proacesso (Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios), foram pavimentados mais de mil quilômetros e concluídas as ligações a 42 municípios", relata José Elcio Monteze, diretor geral do DER/MG. Outra comparação que pode ser feita mostra que, nos últimos oito anos, foram pavimentados 39% da malha existente em 2002.

Desde 2003 foram investidos pelo Governo de Minas, na melhoria da infraestrutura rodoviária, por meio do DER/MG, R$ 6,8 bilhões, que resultaram em 4,6 mil quilômetros de novas rodovias, somente no Proacesso, com a ligação por asfalto a 182 municípios, beneficiando, neste período, mais de um milhão de pessoas. Neste período, em outras ações do Departamento, foram pavimentados mais 682 quilômetros de rodovias e mais 161 quilômetros de acessos a parques ecológicos.


Em manutenção e recuperação permanente das estradas por meio do programa ProMG, foram executadas obras em cerca de 5 mil quilômetros. Somente em 2010 foram 1,2 mil quilômetros recuperados, dentro de uma lógica que busca a melhoria das condições de tráfego a partir da recuperação do pavimento, nova sinalização vertical (placas) e horizontal (faixas). Além disso, de 2003 a 2010 foram recuperados outros  2,2 mil quilômetros de rodovias.

RMBH

A região metropolitana de Belo Horizonte também recebeu investimentos significativos. Desde 2003, foram R$ 930 milhões. Como destaque, podem ser citadas as obras de implantação da Linha Verde e da reestruturação da Avenida Antônio Carlos. A implantação de todas as etapas da Linha Verde, com 35,4 km de extensão, beneficiou 3,5 milhões de pessoas em 100 bairros de Belo Horizonte e em mais 10 municípios do vetor norte da capital. Para tanto foram investidos recursos da ordem de R$ 483 milhões, com a construção do Boulevard Arrudas, adequação da Avenida Cristiano Machado e duplicação da rodovia MG 010.

Iniciativa pioneira

Em uma iniciativa pioneira, o Governo de Minas firmou, em 2007, a 1ª Parceria Público Privada do setor rodoviário do Brasil. Por meio da PPP, o Sistema MG-050/BR-265/BR-491, que começa em Juatuba e termina em São Sebastião do Paraíso, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, é administrado por uma concessionária, que tem a responsabilidade de operação, manutenção, conservação, obras de melhoria e ampliação das rodovias. Os investimentos já chegam a R$ 241 milhões, nos 371,4 quilômetros de extensão.