Notícias

03/06/2011

Secretário Carlos Melles é condecorado pela União dos Militares de Minas Gerais

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, foi condecorado com a medalha “Mérito Coronel Fulgêncio de Souza Santos” – grau ouro, honraria concedida pela  União dos Militares de Minas Gerais (UMMG), associação representativa de integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (03) na Academia de Polícia Militar e reuniu autoridades civis e militares.

Na avaliação do Secretário Carlos Melles, receber tal distinção de uma importante corporação como a Polícia Militar de Minas Gerais,  é motivo de orgulho e, sobretudo, de gratidão a uma instituição que completa 236 anos servindo a população com respeito, eficiência e ética, considerada a melhor polícia do Brasil. “A minha relação com a PM é de uma convivência de admiração, orgulho e amizade, portanto, sinto-me emocionado e feliz ao ser distinguido com esta  importante honraria”, completou.

A medalha do Mérito “Coronel Fulgêncio de Souza Santos” foi instituída em 26 de setembro de 1985, tendo como objetivo agraciar participantes da Revolução de 1932, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares do Estado de Minas Gerais. Ela é dividida nos graus bronze, prata e ouro, além da categoria “Dever Cumprido”, destinado somente a integrantes da Polícia Militar.

História

Coronel Fulgêncio de Souza Santos, patrono da Condecoração, nasceu em Januária, norte mineiro, no dia 1º de janeiro de 1896. Na Carreira se destacou pela seriedade, lealdade e destemor.
Ao ser deflagrada a Revolução Constitucionalista de 1932, aos 09 de julho, ele partiu para o sul do Estado no comando do  7º Batalhão,  para combater a revolta. Foi nesse combate, sob o frio intenso da Serra da Mantiqueira e o fogo incessante das armas, que o grande líder tombou frente à tropa no dia 30 de julho, ao ser atingido por uma bala de fuzil.

Foto: Bernadette Amado