Notícias

13/06/2011

Fiscalização do DER/MG retira 70 ônibus de circulação na Grande BH

Operação de fiscalização realizada em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (13/06), das 05h às 18h, retirou de circulação 70 ônibus do sistema de transporte público coletivo metropolitano. A ação foi conduzida por cerca de 30 fiscais do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), no Centro da capital, e culminou com a vistoria de mais de 120 veículos.


Os ônibus que estavam com algum tipo irregularidade foram retirados de circulação e levados para a Primeira Coordenadoria Regional do DER, no bairro Gameleira, e só retornarão para o sistema após correção dos problemas, seguidas de uma nova inspeção do órgão.

De acordo com o diretor de fiscalização do DER, João Afonso Baeta Costa Machado, a ação está em consonância com que preceitua as normas de trânsito e as necessidades do usuário. “Iremos intensificar as ações para garantirmos um transporte de passageiro de qualidade e, sobretudo, de segurança”, frisa.
Os fiscais verificaram as condições dos veículos e avaliaram itens de segurança como situação dos pneus, sistema de freio e suspensão, estado de conservação geral do veículo e parte elétrica. Foram checados ainda combustíveis e óleos. Nos veículos que apresentaram irregularidades foi recolhido documento expedido pelo DER, que autoriza a circulação do veículo. A documentação de todos os ônibus estava em dia, entretanto a maioria dos veículos foi retirada por não atenderem às condições de segurança previstas em lei. 
A ação do DER recebeu o apoio da população e de entidades. A representante do Pro Melhoria, Helena Paixão, movimento que reúne 27 associações de bairro dos municípios que tiveram as linhas fiscalizadas (Ribeirão das Neves, Esmeraldas e Contagem), acompanhou os trabalhos dos fiscais, assim como o secretário da Associação dos Trabalhadores em Transporte Coletivo (Astracurb). Na avaliação deles, a iniciativa foi muito importante, uma vez que o DER está cumprindo com o compromisso de fiscalizar e exigir um transporte de respeito, qualidade e segurança para os usuários.
A ação provocou mais de uma centena de autos de infração, que geraram multas no valor em torno de R$ 680,00, dependendo do tipo infração. Os carros só poderão voltar a rodar após corrigirem as irregularidades e passarem por nova fiscalização.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG)
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)