Notícias

10/06/2011

Fiscais do DER recebem treinamento de emergência da Infraero

Fiscais do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) participaram, nesta sexta-feira (10), das 14 às 16 horas, de uma simulação de acidente aéreo de alta gravidade no Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, em Confins.


A simulação de emergência faz parte do encerramento do curso de uma semana promovido Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), e tem por objetivo aferir os procedimentos relativos ao Plano de Emergência (Plem), avaliar o desempenho do corpo de voluntários, bombeiros, equipe médica e demais órgãos envolvidos, coordenando o emprego de meios e de pessoal, e tendo em vista um sinistro de proporções reais. A simulação foi finalizada com o “encaminhamento” das "vítimas" aos hospitais de emergência da cidade.

De acordo com Edwirges Madeira, superintendente do aeroporto, o treinamento é realizado uma vez por ano visando ao aprimoramento das equipes. Segundo ela, a simulação reuniu mais de 200 pessoas, entre os quais 50 “vítimas” e 38 socorristas. Moisés Castelo Branco, Aline Dumont e Jadir Filho, fiscais do DER que trabalham no aeroporto e participaram do curso, consideraram o conteúdo teórico e prático muito útil para o dia a dia.


Para o gerente de fiscalização de transportes do DER, Ronaldo Carvalho, o trabalho de uma simulação real é a melhor forma de aprimoramento, uma vez que numa situação de emergência aeronáutica completa, como a que foi realizada, é possível detectar o que pode ser melhorado.  “O objetivo é que a vítima cheque a um hospital no menor tempo possível”, diz.


Além de fiscais do DER e de funcionários da Infraero, também participaram profissionais do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Defesa Civil,  hospitais da cidade, e outros órgãos. Bombeiros controlaram as chamas provocadas pela “queda” da aeronave, agentes fiscais do DER/MG interditaram o trânsito nas proximidades do aeroporto, e fiscais da Infraero orientaram a entrada e saída das ambulâncias e dos carros de resgate.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG)
(31) 3235-1453
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)
(31) 3915-8287