Notícias

14/04/2011

“Minas educando para um trânsito mais seguro” reúne 160 pessoas em Poços de Caldas

Cerca de 160 pessoas, entre professores da rede estadual e municipal, técnicos da área de trânsito, gestores públicos e representantes da sociedade civil participaram, nesta quarta-feira, 13, da 4ª edição do seminário “Minas educando para um trânsito mais seguro”. O evento, que aconteceu em Poços de Caldas, foi promovido pela Gerência de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), e tem como objetivo promover um debate sobre os problemas de trânsito em Minas Gerais, o papel dos educadores, da sociedade, do poder público, da iniciativa privada e os desafios na busca de soluções.

A abertura do evento foi feita pela coordenadora do projeto de Educação para o Trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni, que falou sobre a importância de se colocar a educação como fator primordial para a redução do número de acidentes no trânsito. Segundo Rosely, o trabalho desenvolvido pelo DER/MG está relacionado à proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e da Federação Internacional dos Automóveis (FIA), de instituir a década de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Segurança no Trânsito.
 
O sociólogo, especialista em educação de trânsito, Eduardo Biavatti, ressaltou que o evento é uma oportunidade de encontro entre pessoas de várias áreas, para a discussão da proposta de se trabalhar o tema trânsito de maneira transversal, renovando idéias e experiências. “Minha missão neste evento é mostrar aos professores o porquê da prioridade de se trabalhar o trânsito entre os jovens, grupo que mais morre em acidentes de carro. Este assunto não pode ser tratado como mais um dentro da sala de aula, ele é crucial dentro do processo de aprendizado”, argumentou Biavatti.  
 
Evento
 
O seminário em Poços de Caldas é uma parceria entre o DER/MG e as empresas Britamil e Pavidez. Em 2010, outros três eventos já foram realizados nas regiões Centro-Oeste, Zona da Mata e Triângulo. O primeiro aconteceu em Divinópolis, em abril de 2010, e reuniu cerca de 150 pessoas. Os outros dois eventos aconteceram em Juiz de Fora e Uberlândia. Os principais temas discutidos foram “Como alcançar a paz no trânsito – compromisso de todos” e o panorama do trânsito em cada cidade visitada. 
 
Para a supervisora pedagógica Eliana Lusvarghi Garcia, da Escola Estadual Coronel João Moscone, em Andradas, participar deste evento representa um ganho tanto para os alunos quanto para os professores. “Nós, enquanto educadores, não podemos ensinar somente matérias básicas, como o português e a matemática, mas também temos que nos preocupar com a formação de cidadãos”, disse. “Já participei do Curso de Educação para o Trânsito à Distância, promovido pelo DER, e agora deste seminário, e vou levar propostas a minha escola para a conscientização dos alunos”, contou Eliana. 
 
Curso de Educação à Distância
 
O seminário dá sequencia à capacitação do curso de Educação para o Trânsito à Distância, realizado pelo DER/MG desde setembro de 2009, e que já beneficiou mais de 2,9 mil professores. Eles adotarão em sala de aula noções do conteúdo educativo para conscientizar os estudantes. O programa abrange as 46 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) em todo o Estado e é direcionado a professores que estão efetivamente em sala de aula e que possuem conhecimentos em informática e acesso à internet.
 
O conteúdo do curso está em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), através da Portaria nº 147, de 2 de junho de 2009, que estabelece as diretrizes nacionais da educação para o trânsito na pré-escola e no ensino fundamental.
 
Assessoria de Comunicação
Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais  (DER/MG)
(31) 3235-1453 
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)
(31) 3915-8287 / 3915-8289