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01/12/2010

Setop e DER/MG avaliam resultados no gerenciamento de projetos rodoviários

Discutir problemas e soluções adotadas no gerenciamento de projetos e qual o tipo de preparação a ser adotada na execução de novos programas da área de transportes. Com este objetivo cerca de 30 técnicos, incluindo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, João Fleury e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Monteze, se reuniram, nessa terça-feira, 30, no DER/MG para o seminário “Lições Aprendidas com o Programa ProAcesso”.

O ponto de partida do seminário foi a análise das causas e efeitos de problemas e sucessos em obras do ProAcesso, levando em conta desde aspectos como processos licitatórios, contratação de empresas, execução dos projetos de engenharia, obtenção de licenças ambientais e interface com os organismos de financiamento internacional, até a parte da execução e acompanhamento das obras.

“Encontros como este são fundamentais para que possamos verificar o que não teve um resultado tão positivo, em qual etapa do processo tivemos que realizar alguma correção. Desta forma melhoraremos o nosso fluxo de trabalho sistematicamente”, comentou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, João Fleury.

Lições aprendidas

O intuito do seminário, segundo Daniel Nogueira, gerente-adjunto do Programa ProMG e chefe da Assessoria de Gerenciamento de Projetos (AGP), é de aprimorar as ações futuras com base na experiência e nos bons resultados já encontrados. “A partir do registro de lições aprendidas podemos obter informações relevantes para gerenciar projetos futuros análogos, como é o caso da dupla ProAcesso e Caminhos de Minas ”, explicou Nogueira.

O Seminário empregou como ferramentas de trabalho a aplicação de questionário prévio para análise qualitativa de aspectos do programa e dinâmica de grupo para mapeamento das causas de sucesso e problemas das obras, bem como decisões e soluções adotadas ao longo da execução do projeto que geraram resultados concretos. Destaca-se, por exemplo, a idéia implementada de se licitar as obras em lotes por região, e não de maneira isolada em pequenos trechos, o que garantiu um grande salto de eficácia nos resultados do ProAcesso em 2009 e 2010.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop)
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