Notícias

20/12/2010

DER/MG realiza quase duas ações educativas por dia em 2010

Conscientização no trânsito atinge mais de 137 mil pessoas

A equipe de educação para o trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) fecha o ano de 2010 com um saldo de 709 ações realizadas, entre blitze educativas, palestras, seminários e educação à distância. O número representa uma média de quase duas ações por dia em todo o Estado, envolvendo mais de 137 mil pessoas. A meta desse trabalho é promover a educação e a segurança no trânsito, buscando a conscientização dos motoristas e pedestres e a redução dos acidentes.

Segundo Rosely Fantoni, coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito do DER/MG, o programa educativo realizado pelo órgão tem como objetivo atingir todos os atores envolvidos no trânsito, como pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e usuários do transporte coletivo. “O trabalho também tem como foco capacitar professores e educadores para que possam agir como multiplicadores, disseminando atitudes, valores e comportamentos no trânsito que valorizem o respeito à vida”, enfatiza.

Para 2011 estão previstas 16 ações, entre 10 cursos nos municípios beneficiados pelo Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios, ProAcesso, onde existe risco de maior ocorrência de acidentes de trânsito, já que o asfalto é novidade para a comunidade e requer uma nova postura de segurança das pessoas. Também serão realizados outros seis seminários da série iniciada em 2010, “Minas Educando para um Trânsito mais Seguro”, em cidades ainda a serem definidas.

Blitze educativas

Foram realizadas este ano 316 blitze educativas, com a abordagem de 38.620 veículos. Mais de 101 mil pessoas foram mobilizadas, recebendo folhetos explicativos e informações sobre direção defensiva, leis de trânsito, álcool ao volante, importância do uso do cinto de segurança por todos os passageiros, entre outros temas. Este ano, durante as abordagens, foram priorizadas as explicações sobre o uso do cinto de segurança em todos os passageiros do veículo, inclusive no banco traseiro, e o transporte correto de crianças no carro, que foi o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2010.

Palestras

A conscientização de professores, jovens e adolescentes foi realizada em todo o Estado por meio de palestras que, na maioria das vezes, contaram com a participação de especialistas convidados como, por exemplo, a do consultor em Educação no Trânsito, Eduardo Biavati. Ao todo, até 1º de dezembro, foram 150 palestras. Somente com foco nas áreas contempladas pelo ProAcesso, foram nove palestras este ano, beneficiando 1.121 pessoas em nove cidades.

Seminário

O seminário “Minas Educando para um Trânsito mais Seguro” foi realizado em três regiões diferentes do Estado, em cidades pólo da região. O primeiro aconteceu na região Centro-Oeste, em Divinópolis, no dia 27 de abril; depois foi a vez da Zona da Mata, em Juiz de Fora, no dia 01 de julho; e, para concluir a programação de 2010, o último evento aconteceu na região do Triângulo, em Uberlândia, no dia 9 de novembro.

Durante as edições do seminário, o Núcleo de Educação para o Trânsito do DER/MG promoveu o debate entre professores, policiais militares e agentes de trânsito dos municípios participantes, sobre os problemas de trânsito em Minas Gerais, discutindo o papel dos educadores e professores, da sociedade, do poder público, da iniciativa privada; buscando levantar soluções para os desafios que o trânsito apresenta em Minas. Entre os temas discutidos destacam-se “Como alcançar a paz no trânsito – compromisso de todos” e o panorama do trânsito em cada cidade visitada.

Educação à distância

Além das blitze e palestras, foram realizados dois cursos presenciais, nas cidades de Teófilo Otoni e Viçosa. O DER/MG lançou também o Curso de Educação para o Trânsito à Distância, iniciado em setembro de 2009 em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, que já beneficiou, até dezembro de 2010, cerca de 2 mil professores. Eles adotarão em sala de aula noções do conteúdo educativo para conscientizar os estudantes. O programa abrange as 46 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) em todo o Estado e é direcionado a professores que estão efetivamente em sala de aula e que possuem conhecimentos em informática e acesso à internet.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) 
(31)3915-8287 / 3915-8289 / 3915-8285