Notícias

28/12/2010

Processo de modernização implantado no DER/MG otimiza serviços

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) implantou e está consolidando novo projeto de modernização institucional. O projeto consiste na racionalização e otimização das tarefas do órgão, extinguindo trâmites desnecessários, reduzindo prazos e imprimindo agilidade ao fluxograma.

O trabalho já apresenta resultados expressivos, sobretudo na redução do tempo de tramitação de processos, tais como na fiscalização e especificações de obra, na obtenção de licença ambiental, entre outras.

Parte do processo de modernização ficou a cargo do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), entidade que desenvolve e difunde métodos e técnicas de gerenciamento, voltados à obtenção de resultados nas organizações privadas (indústria e serviços) e públicas. A complementação dos trabalhos e o acompanhamento estão a cargo da Equipe de Gestão Estratégica do DER/MG.
O projeto de modernização do órgão teve início em setembro de 2009 com a análise crítica dos procedimentos até então adotados pelo órgão, seguindo-se o mapeamento de 1.400 tarefas, que resultou na extinção de 470 procedimentos e alteração em outros 276. Dezoito processos foram reformulados e, somado a isto, foi elaborado um estudo para reorganização das 40 Coordenadorias Regionais do DER/MG (CRGs).

“O sucesso do replanejamento, além de permitir a revisão geral da arquitetura institucional, consolidou os procedimentos para alcançar as metas do acordo de resultados. Ou seja, o DER passa a desenvolver esforços tendo como objetivo principal, através da reorganização das atividades, a otimização das tarefas”, afirma o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, João Fleury.
De acordo com Paulo Avelar, Assessor Especial da Setop e Coordenador do projeto de modernização, a experiência do DER se apóia num tripé de desburocratização que inclui visão de futuro, objetivos estratégicos e áreas de resultados. “O DER está passando por uma oxigenação em todas as áreas e tarefas”, conta Avelar.

Resultados

O ajuste à nova realidade do DER/MG já apresentou resultados expressivos em áreas diversas, tais como a especificação de obras a contratar, com redução de 21 dias úteis; a fiscalização e medição de projetos de engenharia, com redução de 12 dias úteis e redução de 29 pontos percentuais nos projetos aditados em prazo; redução de 80 dias na obtenção de licenciamentos ambientais e minerais e prazo de apenas 15 dias para aprovação das medições de obras para fins de pagamento.

Além disso, foi realizado o treinamento de 70 funcionários para a fiscalização e medição de projetos e o redesenho de dois processos da Diretoria de Fiscalização com vistas à fiscalização do Transporte Metropolitano e do Transporte Fretado, além do redesenho dos processos de desapropriação.

Todos esses alinhamentos, que passaram a fazer parte da rotina de trabalho, têm como meta a qualidade, eficiência, alinhamento de ações, transparência dos processos e acima de tudo, a aposta numa cultura voltada para resultados objetivos.

Para o Diretor Geral do DER, José Elcio Santos Monteze, “as mudanças e inovações introduzidas propiciam também maior visibilidade e destaque à atuação do corpo técnico do Departamento, imprimindo um toque de excelência no desempenho das diversas funções, já que a superação dos desafios sempre foi uma característica  dos servidores do órgão”, comenta.

Fonte: Sítio eletrônico da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais.