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03/12/2010

DER/MG recebe Prêmio de Excelência em Gestão Pública

Foi publicado no Minas Gerias de 03/12/2010 o resultado do "5º Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais".

O Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais foi instituído pelo Decreto 44.077 de 21 de julho de 2005 e tem como objetivo estimular os servidores e empregados públicos na implementação de iniciativas de sucesso e na disseminação de novos conhecimentos em gestão pública reconhecendo, valorizando e premiando trabalhos que contribuam efetivamente para a melhoria na prestação dos serviços públicos do poder executivo do Estado de Minas Gerais.

Esse concurso organizado e coordenado pela Secretaria de Planejamento Gestão e Finanças, reconheceu os constantes avanços do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais na área de modernização institucional, premiando em 2º lugar um grupo de servidores do DER/MG na categoria "Experiências e iniciativas de sucesso implementadas ou em processo de implementação com suporte técnico/financeiro".

O trabalho intitulado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA INFRA-ESTRUTURA VIÁRIA: Ferramentas de Gerenciamento Financeiro-Orçamentário dos Contratos de Obras e Serviços de Engenharia Rodoviária do DER/MG foi um relato com o objetivo de apresentar os resultados alcançados pelo alinhamento de esforços de diversos setores da Autarquia para a construção de uma ferramenta de Tecnologia da Informação e Comunicação que visa identificar, coletar, armazenar, recuperar e gerenciar todos os dados relacionados a planejamento, gerenciamento e operação da malha viária, cujas informações foram disponibilizadas em base de dados única. No presente prêmio, foram apresentadas as funcionalidades que visam melhorar o gerenciamento econômico-financeiro dos contratos de obras e serviços de engenharia. O resultado do conjunto dos aplicativos que permite o acompanhamento gerencial, em tempo real, das ações operacionais de execução dos contratos de obras e serviços em andamento, vindo a suprir lacuna existente no SIAFI e no Portal de Compras que não tem acompanhamento detalhado para esses contratos no mesmo nível existente para os de materiais e serviços do Portal de Compras. Diversas atividades acessórias ao gerenciamento de obras foram automatizadas, reduzindo o retrabalho e o tempo de elaboração dos relatórios, aumentando a precisão das informações produzidas e elevando o sistema ao status de ferramenta gerencial para controle físico e financeiro dos contratos de obras e serviços de engenharia.

Os autores compartilham os resultados deste artigo com todos os servidores e colaboradores que participaram das diversas fases de desenvolvimento dos aplicativos.