Notícias

30/11/2007

Linha Verde: começam as obras de paisagismo da MG 010

A MG 010 vai ganhar um novo visual com o início, a partir de hoje, das obras do projeto paisagístico da rodovia, trecho final da Linha Verde. O projeto, o primeiro feito especialmente para uma rodovia mineira em toda sua extensão, será executado pela Construtora Cowan, que ganhou a licitação feita pelo DER.

Os trabalhos de paisagismo buscam integrar os 22 km de extensão da MG 010 com o meio ambiente, ou seja, os aspectos ambientais da “paisagem” construída, com os aspectos paisagísticos do meio natural, que é o entorno da rodovia. Mesmo depois da conclusão dos trabalhos, a empresa será responsável pela manutenção e pela irrigação da via durante oito meses.

Orçados em R$ 7.224.691,00 e com prazo de 600 dias consecutivos, o paisagismo vai recuperar as áreas degradadas pela intervenção da rodovia refazendo a cobertura florestal com plantios de árvores, semeaduras, contenção de erosão, serviços de drenagem e outras técnicas de engenharia ambiental.

O objetivo do projeto é o uso da vegetação para efeito estético, ambiental e também como sinalizador de espaço. Ele emprega também o plantio de árvores e arbustos ao longo da rodovia para quebrar a monotonia do percurso, levando em conta a segurança, a visibilidade, o conforto e outros aspectos, além usar a vegetação para minimizar a aridez de trechos da rodovia.

Além do novo aspecto visual, ele vai contribuir também para segurança da rodovia usando a vegetação para sinalizar curvas, cruzamentos e diminuir o ofuscamento provocado pelas luzes de faróis à noite. O paisagismo vai ajudar também a reduzir os custos de manutenção da rodovia, combatendo a erosão e consolidando as áreas de entorno.

Como o projeto foi elaborado

O projeto foi elaborado a partir de visitas de arquitetos paisagistas e de engenheiros florestais e rodoviários à MG 010 para levantamento de material, com coleta de dados e informações, que serviram de base para a criação do projeto. Durante as visitas, os técnicos identificaram as áreas no entorno da rodovia que tiveram mais impactos visual e ambiental, para depois elaborar propostas visando à recuperação dessas áreas.

Essas visitas também serviram para identificar as espécies de vegetação das áreas impactadas pela construção da rodovia, prevendo a futura recuperação delas.

Características da vegetação da MG 010

A rodovia, com 22 km de extensão, se situa numa área de transição entre a mata atlântica e o cerrado. De Belo Horizonte até o trevo de Lagoa Santa, predomina a vegetação típica próxima de cursos d’água.  A partir do trevo e até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, a predominância é de vegetação de cerrado. Entre as espécies de árvores identificadas nos trechos estão: aroeira, araticum, ipê-amarelo, embaúba, quaresmeira, peroba, jenipapo e outras.

Na área de influência direta da rodovia, predominam as pastagens e o capim braquiária é a forrageira mais plantada. Na áreas em frente a restaurantes, postos de gasolina e outros empreendimentos comerciais foram plantadas espécies ornamentais (jardins).
Para a recomposição florestal do entorno MG 010, que já foi iniciada com o plantio de 500 árvores, foi levada em consideração que devem ser usadas as espécies nativas da região.

Propostas do projeto para canteiros e a iluminação

O projeto paisagístico vai tratar das áreas plantadas nos canteiros centrais, da recomposição de erosões, da recomposição vegetal dos taludes, do entorno de passarelas com pontos de ônibus, e das áreas remanescentes em função de desapropriações e mesmo as áreas fora da faixa de domínio mas que o aspecto visual pode interferir na rodovia.
Os canteiros deverão ser arborizados com conjuntos de ipês roxos e amarelos, de forma alternada, para que a paisagem não fique monótona. Serão plantados cerca de 40 ipês roxos e 150 ipês amarelos.


Nas passarelas, as árvores serão plantadas no lado oposto ao da grade metálica colocada para impedir a passagem de pedestres diretamente na rodovia. E na parte interna da grade, serão plantadas cercas-vivas para proteger do ofuscamento provocado pelas luzes de faróis à noite.

Trevos da rodovia e o Marco da Linha Verde

O trevo de Lagoa Santa, com topografia pouco íngreme e uma área de 13,5 mil m², terá um tratamento especial e vai ganhar um estacionamento, um boulevard formado por um triângulo com pedra de minério, simbolizando Minas Gerais, onde serão plantadas árvores de médio porte e 28 palmeiras próximas ao viaduto. Este trevo, por ter topografia mais suave, foi escolhido como o ideal para a colocação do marco da Linha Verde: uma escultura em aço ferrugem com cerca de 100 metros de comprimento, em forma triangular, cortado por uma lâmina verde de metal. A escultura poderá ser vista de vários ângulos e distâncias (ilustração).
Nos trevos de Santa Luzia, Pedro Leopoldo e Vespasiano, serão plantadas árvores nativas, palmeiras e gramas de espécies diferentes (Esmeralda e Santo Agostinho).

Segunda fase do projeto prevê área de convívio

Numa segunda etapa, o projeto prevê a criação de uma área de convívio do Morro Alto. Situada na faixa de domínio, com cerca de 15 mil m², esta área remanescente no bairro Morro Alto é propícia à criação de um espaço de convívio comunitário. O local, já usado como área de lazer, conta com dois pequenos campos de futebol. A proposta é de se criar mais um campo e cercar todos com alambrados e construir arquibancada e equipamentos para alongamentos e exercícios físicos. Outra área será destinada às crianças, com brinquedos, e em outra será plantada uma horta comunitária com plantas medicinal.

Para Andréa Greiner, arquiteta do DER e supervisora do projeto, “o paisagismo da Linha Verde será um marco significativo no campo ambiental e social tanto para a comunidade do entorno da Linha Verde como para os usuários da rodovia MG 010. Ele deverá abrir perspectivas para o surgimento de outros projetos nessa área, que hoje é carente de ações nesse setor”.

Números do projeto paisagístico da MG 010

Número de árvores que serão plantadas: 740, sendo 150 ipês amarelos.
Número de palmeiras que serão plantadas: 717 palmeiras, sendo 269 Jerivás.
Extensão de cerca-viva: 6.092 metros lineares (Esponjinha).
Área que será gramada: 147.154 metros quadrados, equivalente a 14 campos oficiais de futebol.