Notícias

23/10/2007

Patos de Minas ganha pavimentação

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, acompanhado do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais/DER, José Élcio Santos Monteze, assinaram nesta quinta-feira (11) a autorização para o início das obras de conclusão da pavimentação entre Major Porto e Areado, distritos da região de Patos de Minas. 

Esta obra conta com os recursos assegurados, para o início e a conclusão dos serviços, dentro do pacote de obras anunciado pelo governador Aécio Neves em setembro, com o objetivo de concluir obras paralisadas em Minas há mais de 10 ou 20 anos.

A obra de complementação da pavimentação e implantação dos 10 quilômetros restantes para a ligação asfáltica entre os distritos de Areado e Major Porto, na região de Patos de Minas, tem um orçamento previsto de R$ 3,1 milhões.

Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o vice-presidente da Codemig, Arlindo Porto, o prefeito de Carmo do Paranaíba, João Brás, o deputado estadual, Elmiro Nascimento, o atual presidente da AMAPAR (Associação dos Municípios do Alto Paranaíba) e o coordenador regional do DER em Patos de Minas, engenheiro Rogério Alves Nassif Campolina, além de líderes comunitários e moradores da região.

A solenidade, realizada na avenida central de Major Porto, coincidiu com um dia festivo para a população de 1,3 mil habitantes do distrito que, além da alegria pelo anúncio do asfalto, prestou uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida e São Benedito. 

A solenidade

Para o prefeito de Patos de Minas, Antônio do Valle Ramos, há uma grande coincidência nesta obra, que foi iniciada no seu primeiro mandato, e agora, a antiga reivindicação da comunidade de ver o asfalto concluído entre os dois distritos mais importantes da região: Major Porto - Areado, torna-se uma realidade.
 
O prefeito fez questão de destacar o empenho do Governador Aécio Neves em ver concluídas as obras anteriores ao seu mandato que estavam paradas, confirmando uma vez mais o objetivo do Governo Mineiro de transformar Minas no melhor Estado para se viver. “Com a conclusão desta obra a comunidade de Major Porto deverá desfrutar de maior conforto nas viagens, segurança, saúde, educação e desenvolvimento para os distritos que identificam a economia da região, baseada na agropecuária”, disse. 

“Temos muitas carências na infra-estrutura da região e a ajuda do Governo de Minas tem sido essencial no crescimento do município. Por isto, sonhamos com mais investimentos e recursos para a região”, concluiu o prefeito Antônio Ramos.

O vice-presidente da Codemig, Arlindo Porto, comentou a importância da obra. “Como o forte da região é a agricultura e a pecuária, com destaque para a produção de grãos e leite, este asfaltamento trará não só benefícios econômicos, como também sociais, já que facilitará o escoamento dos produtos e o deslocamento dos habitantes dos dois distritos e dos municípios de Patos de Minas e Carmo do Paranaíba”, afirmou Arlindo Porto.

“Com o ProAcesso, 100% das cidades mineiras serão ligadas por asfalto. É um compromisso do Governo de Minas levar esse benefício aos municípios, principalmente àqueles de pequeno porte, que ainda não têm acesso asfaltado à rodovia principal ou a outras cidades que já possuem ligação por  asfalto”, garantiu o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.