Notícias

14/11/2007

Pacote de obras abre novos caminhos para o Pontal do Triângulo

A região do Pontal do Triângulo Mineiro recebeu do Governo do Estado, nesta segunda-feira (12), um volume expressivo de recursos para um conjunto de obras. O pacote de investimento foi anunciado pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, em solenidades realizadas nos municípios de Frutal, Iturama e Campina Verde.  

Os recursos previstos e consolidados somam mais de 100 milhões de reais e se destinam à implantação, pavimentação e recuperação de diversos trechos e a construções de pontes e aeroportos.

 Em Frutal, durante a solenidade realizada na Câmara Municipal, o secretário assinou termo aditivo do contrato entre o Governo do Estado e o Grupo Coruripe no valor estimado de R$ 30 milhões para obras viárias em vários municípios da região. Os investimentos com recursos do Estado e da iniciativa privada estão previstos no projeto Estruturador de Logística do Triângulo e Alto Paranaíba do Governo de Minas.

 Foi autorizado ao DER o início da licitação para elaboração dos projetos de engenharia dos trechos Pirajuba-Planura; Pirajuba-Frutal; construção do anel rodoviário de Pirajuba, construção do anel viário de Campo Florido e da ponte sobre o rio São Francisco. Além das licitações, teve as ordens de início para as obras de recuperação da ponte sobre o rio Grande no trecho Planura (Porto Colômbia) e do aeroporto de Frutal.

 Ainda em Frutal, o foi dada a ordem de início para licitação dos projetos do viaduto da Cruzeta; acesso ao Garimpo do Bandeira (BR-364); acesso ao complexo turístico Santa Mônica à BR-153, construção do trevo de entrada de São Francisco de Sales e do trevo de ligação Frutal / Vila Barroso. O pacote de obras anunciado permitirão a pavimentação de quase 100 km de estradas na região, beneficiando dezenas de municípios.

   Iturama

Após a cerimônia em Frutal, o secretário seguiu para Iturama, onde inaugurou o aeroporto “Aureliano Chaves de Mendonça” e assinou a ordem de início para obras de melhoramento e pavimentação do trecho Carneirinhos-Limeira do Oeste, com 19,5 km, a ser executado em parceria entre com a usina de Coruripe a partir de 2008. O Governo autorizou, também, a elaboração de projeto executivo para adequação da interseção no trevo de Iturama.

Campina Verde

Em Campina Verde, foram inauguradas as obras de implantação e pavimentação de 50 km na MGT-497, que recebeu o nome de rodovia “João Nunes da Silva”, no trecho entre o município e o distrito de Honorópolis, que recebeu recursos de cerca de R$ 45 milhões. A obra é de fundamental importância para o agronegócio da região, por se tratar de um eixo de integração do Triângulo Mineiro com o Mato Grosso do Sul.