Notícias

23/11/2007

Liberação de viaduto agiliza trânsito na zona norte

O trânsito da avenida Cristiano Machado ganhou mais fluidez com a liberação do viaduto da Via 710, no bairro Palmares, em Belo Horizonte. O viaduto faz parte da Linha Verde e serve de retorno (no sentido centro) para quem sai do shopping ou para quem vai pegar a av. Bernardo Vasconcelos. A passagem em nível existente no local está mantida para dar mais segurança aos pedestres e foi reduzido o tempo do sinal do cruzamento.

O novo trajeto de retorno, saindo do estacionamento do shopping está sinalizado com placas indicativas e com faixas de pano para orientação aos motoristas e pedestres. Com a liberação do viaduto e com as mudanças que estão sendo feitas para melhoria de circulação e de acesso ao shopping, ao hipermercado e aos bairros da região Norte, o trânsito na av. Cristiano Machado está mais seguro e fluindo melhor.

 A liberação do viaduto cuja construção iniciou em dezembro do ano passado com investimento de R$ 10 milhões (integralmente do Estado de MG) é fundamental para a conclusão mais rápida das obras da Linha Verde no local, pois, nesse trecho também está sendo construída uma passarela para pedestres que vai substituir a atual passagem em nível existente na av. Cristiano Machado.

O viaduto tem duas pistas de rolamento, com 97,4 metros de extensão e 25 metros de largura e conta com quatro faixas de tráfego, separadas por guarda-rodas central, incluindo passeios laterais para travessia de pedestres. Ao todo, foram necessárias 54 vigas de sustentação para a conclusão da estrutura. As obras de drenagem já estão concluídas e a iluminação definitiva será instalada até o final deste mês. Numa segunda etapa, prevista para terminar no final de dezembro, o viaduto vai servir também de acesso para quem vem do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e quer retornar para a Cristiano Machado, sentido bairro. E no futuro, ele fará parte da Via 710, projeto de obra viária que deve desafogar o trânsito na área central de BH, ligando diversas avenidas em diferentes pontos da cidade.

Próximas obras na Cristiano Machado 
O viaduto da Via 710 é o quarto liberado na Cristiano Machado, depois dos dois viadutos da Jacuí e Silviano Brandão e o da José Cândido da Silveira. Segundo o engenheiro do DER e supervisor das obras da Linha Verde, Cláudio Lima do Nascimento, "na seqüência de liberação de obras na avenida, a próxima a ser entregue à população  será o viaduto Silveira, na interseção com av. José Cândido da Silveira. Esse viaduto facilitará o acesso a escolas e postos de saúde e foi construído a partir da mobilização das comunidades que reivindicaram ao Governo do Estado que incluísse, no projeto da Linha Verde, a ligação dos bairros Cidade Nova e Silveira". Em seguida, será a vez do viaduto no complexo da Bernardo Vasconcelos, cujas obras estão em andamento e sendo construído com uma bifurcação: uma alça vindo da Bernardo Vasconcelos que dá acesso direto à Cristiano Machado (sentido centro/bairro), e outra que dá acesso ao  shopping.