Notícias

08/11/2007

Governador anuncia obras de extensão do Boulevard Arrudas

O governador Aécio Neves anunciou, nesta quarta-feira (7), durante inauguração do Centro Metropolitano de Especialidades Médicas (CMEM), o início do processo de licitação para as obras de extensão do Boulevard Arrudas, no trecho entre a Alameda Ezequiel e a Rua Levi Coelho, no bairro Santa Efigênia. A obra irá melhorar o tráfego na região e facilitará o acesso dos usuários do CMEM, que tem expectativa de atender 80 mil pessoas por mês. 

  O Boulevard Arrudas faz parte da Linha Verde, moderno corredor viário que ligará a região Central de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

“Estarei, logo no início do próximo ano, lançando o processo licitatório para que possamos estender a Linha Verde, o maior investimento viário na nossa capital nos últimos 20 anos, até esse centro de atividades médicas em razão do altíssimo volume de tráfego que certamente aqui chegará. Vamos ver se conseguimos, ainda no próximo ano, rapidamente concluir essa obra. Mais um compromisso que assumimos e, como todos que assumimos, vamos cumprir”, afirmou o governador, em seu pronunciamento.

Para o prolongamento do Boulevard Arrudas, o Governo do Estado estima investimentos de R$ 50,5 milhões. Os recursos serão destinados à recuperação do fundo do canal e a cobertura do Ribeirão Arrudas num trecho de 900 metros. Ainda está prevista a implantação de uma estação de ônibus na avenida Bernardo Monteiro, entre a Andradas e a Francisco Sales, e a construção de um viaduto que vai ligar a Bernardo Monteiro com a Andradas, no sentido Centro. Para a realização das obras viárias será assinado convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte.

O conjunto Boulevard Arrudas e Praça Rui Barbosa foi a primeira obra da Linha Verde a ser concluída. Com 1,4 quilômetro de extensão, o boulevard é formado por trechos da Avenida do Contorno e Avenida dos Andradas, da Rua Rio de Janeiro até a Alameda Ezequiel Dias. Quatro novas faixas para tráfego foram construídas em cada sentido, sendo duas delas sobre o Ribeirão Arrudas, coberto com 600 vigas pré-moldadas e lajes de concreto. O boulevard também recebeu projeto paisagístico e iluminação especial. A obra recebeu investimentos de R$ 40 milhões.

Linha Verde

A Linha Verde é considerada o maior projeto viário da capital mineira erguido nas últimas décadas. Além do Boulevard Arrudas, o projeto inclui obras na Avenida Cristiano Machado e a duplicação e restauração da MG-010, com 22 quilômetros já concluídos.

Na avenida Cristiano Machado já foram finalizados os conjuntos de viadutos sobre a Rua Jacuí e Silviano Brandão e os viadutos e trincheira na confluência com a Avenida José Cândido da Silveira. Estão em obras os complexos de viadutos da avenida Bernardo Vasconcelos e Minas Shopping e no Anel Rodoviário.