Notícias

23/10/2007

SETOP vai recuperar ponte sobre o rio São Francisco

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER) vai iniciar, ainda este mês, a elaboração do projeto para a recuperação e reconstrução da ponte sobre o rio São Francisco, que liga as cidades de Bom Despacho a Dores do Indaiá.

O projeto visa recuperar e reforçar a estrutura antiga, que é de concreto, e reconstruir a parte destruída pelas enchentes de 1992. Com um vão total de 100 metros, serão reconstruídos aproximadamente 33 metros. A previsão de investimento é de aproximadamente R$1,4 milhão.

Segundo o prefeito de Bom Despacho, Haroldo de Souza Queiroz, esta obra trará muitos benefícios. “O escoamento dos produtos agrícolas e dos quase 10 mil litros de leite que chegam a Bom Despacho estão sendo desviados 114 quilômetros. Passando pela ponte, serão somente 40 quilômetros, aumentando a competitividade da economia local, além de favorecer os estudantes que moram na zona rural, que também fazem o mesmo percurso”, comentou Haroldo Queiroz. 

 Foto: Ailton Moreira

“Atualmente, os fazendeiros da região de Dores do Indaiá estão perdendo muitas vendas de gado, pois para que os compradores de Bom Despacho tenham acesso à cidade, de caminhão, é necessário passar pelo desvio na BR-262, no município de Luz”, lamentou o prefeito de Dores do Indaiá, Joaquim Ferreira da Cruz.

Para o subsecretário de Obras, Paulo Avelar, “a obra resgata o compromisso do Governador Aécio Neves de não ter obras interrompidas”, avaliou.

Atualmente os veículos leves passam, em condições precárias, por uma parte de madeira improvisada pela comunidade local, levando risco aos usuários.