Notícias

22/11/2007

DER amplia combate aos perueiros

Depois de dez dias de fiscalização do transporte clandestino na área central e no hipercentro de Belo Horizonte, o DER e os órgãos parceiros - BHTrans e a PMMG -, avaliaram os resultados obtidos e definiram a nova estratégia a ser utilizada na segunda etapa da operação especial de final de ano contra os perueiros.

A partir desta quarta-feira (21) os fiscais vão expandir a área de atuação. Além do hipercentro,  as equipes vão percorrer os principais corredores de acesso a capital, como as ruas Padre Eustáquio, Padre Pedro Pinto, avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Via Expressa, Amazonas, entre outras.

Nos primeiros dez dias da fiscalização do DER no hipercentro de Belo Horizonte, foram abordados 658 veículos e emitidas 551 multas. Entre o grupo dos condutores infratores, quatro motoristas tiveram a carteira de habilitação aprendida e 52 documentos dos veículos foram  recolhidos. A fiscalização começou no dia 5 de novembro e concluiu a 1ª Etapa no dia 14. Nesta quarta-feira (21) somente no período da manhã foram abordados 29 veículos, emitidas 37 multas e apreendidas documentações de cinco veículos.

Outra novidade da segunda etapa da operação será a atuação dos fiscais do DER no Aeroporto Internacional de Confins, a partir do próximo sábado (24). Lá,  a perspectiva que existe, segundo adiantou o diretor de Fiscalização do DER, Paulo Rubens, é a instalação de um trabalho permanente dos fiscais da instituição, no terminal de embarque e desembarque de passageiros. “O DER já efetuou contatos junto a Infraero no sentido de manter uma fiscalização permanente no aeroporto, inclusive com uma sala própria. Os entendimentos estão adiantados”, concluiu Diniz.

Interior do Estado

O DER realiza simultaneamente ações especiais de final de ano de combate ao transporte clandestino de passageiros no interior do Estado. Montes Claros, Teófilo Otoni, Governador Valadares, João Monlevade e Itaobim já começaram as atividades .

Segundo Paulo Rubens Diniz, o objetivo do DER, com estas ações, é oferecer aos passageiros e à comunidade em geral, segurança, além de garantir a legalidade do serviço de transporte de passageiros. Durante uma blitz a fiscalização do DER aborda todo tipo de veículo suspeito de transportar passageiros em veículos como vans, ônibus, microônibus, carros particulares e táxis, sem estar devidamente habilitado.

A fiscalização do DER atua de forma preventiva em relação aos feriados do final de ano e ao período de férias, conscientizando transportadores e passageiros. Com a fiscalização no interior e no Aeroporto Internacional de Confins, o DER direciona o foco da fiscalização do transporte clandestino para as rodovias do interior do Estado, antecipando-se ao feriado de final de ano e ao período de férias.

Balanço anual

Neste ano, o DER efetuou 4.759 blitze, com 206.128 veículos abordados, resultando em 28.055 veículos autuados, 1.686 veículos apreendidos, e 13.268 pessoas obrigadas a interromper a viagem e, só podendo chegar ao seu destino, fazendo transbordo para um veículo regular. Neste caso, o custo extra de uma nova passagem fica por conta do passageiro.

O número de veículos cadastrados no DER, para o serviço de fretamento de passageiros, varia a cada mês em função da renovação do cadastro dos veículos. No início de novembro haviam 6.511 veículos cadastrados no DER para realizar fretamento intermunicipal de pessoas.

As infrações mais comuns registradas nas fiscalizações do DER são: viajar sem a autorização de viagem, transportar pessoas não relacionadas na lista de passageiros e deixar de emitir um documento fiscal no valor correto do serviço prestado.

A empresa cadastrada no DER pode, em função de alguma infração, ser punida administrativamente, com base nos decretos e ter suspensa a autorização de viagem, por um período que varia de 30 a 360 dias.  O valor das multas pode variar de R$ 85 a R$ 396, de acordo com os decretos em vigor e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).